terça-feira, 3 de maio de 2022

3 DE MAIO - PETE SEEGER

EFEMÉRIDE - Peter Pete Seeger, músico norte-americano, nasceu em Nova Iorque no dia 3 de Maio de 1919. Morreu na mesma cidade em 27 de Janeiro de 2014.

A sua carreira teve início na década de 1940, atingindo o auge como membro da banda The Weavers, que alcançou o 1º lugar da lista dos singles mais vendidos da Billboard durante treze semanas, em 1950, com a canção “Goodnight, Irene”, originalmente gravada por Leadbelly.

Na década de 1960, reemergiu na cena pública como pioneiro da música de protesto contra a guerra e a favor dos direitos civis.

Como compositor, é mais conhecido por ser autor das canções “Where Have All the Flowers Gone?”, “If I Had a Hammer” e “Turn! Turn! Turn!”, que foram gravadas por vários artistas de todo o mundo.

Where Have All the Flowers Gone?” foi popularized por Marlene Dietrich, Johnny Rivers e Peter, Paul and Mary; “If I Had a Hammer”, por Trini Lopez e Peter, Paul and Mary; e “Turn! Turn! Turn!”, pelos Byrds.

Também foi responsável pela popularização da canção espiritual “We Shall Overcome”, que ficou conhecida como símbolo do Movimento pelos Direitos Civis da década de 1960.

Faleceu em 2014, de causas naturais.  Tinha 94 anos de idade.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...