sexta-feira, 21 de abril de 2023

21 DE ABRIL - VÍTOR GAMITO

EFEMÉRIDE - Vítor Manuel Gamito Gomes, ciclista português, profissional entre 1992 e 2004, nasceu em Lisboa no dia    21 de Abril de 1970.

Foi Campeão de Portugal do contra-relógio em 1999 e 2000. A sua maior vitória foi a Volta a Portugal, que ganhou em 2000 após ter fracassado quatro vezes com o 2º lugar (1993, 1994, 1997 e 1999).

Considerado um dos melhores especialistas portugueses em contra-relógio, Vítor Gamito foi tema de uma reportagem de televisão - “Raio de Sorte”, em 2001, e de um livro – “Vítor Gamito - As Voltas de uma carreira”, que teve a sua 1ª edição em Agosto de 2006.

Fora obrigado a interromper a sua carreira de ciclismo em Maio de 2004, por ter um problema cardíaco.

Foi depois director desportivo de uma equipa durante dois anos (a formação Riberalves-GoldNutrition) e director da comunicação de outra. Pouco andou de bicicleta durante os três ou quatro primeiros anos.

Depois, sob a influência de amigos, começou a fazer BTT, de uma maneira discreta primeiramente, depois o vírus da competição retomou-o, de uma maneira bem mais intensiva, disputando provas como a TransPortugal, a Titan Desert ou a Brasil Arruga. Competições de outro modo mais difíceis fisicamente que a Volta a Portugal. Sentia-se pronto para enfrentar este repto.

Esperava convencer uma equipa a inscrevê-lo. Desejava dizer depois o seu ades dignamente ao ciclismo de estrada, o que lhe tinha sido proibido durante nove anos.

Mas o destino assim não quis. Continua, porém, a seguir com interesse tudo o que se refere ao ciclismo. Completa hoje 53 anos de idade.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...