sábado, 22 de abril de 2023

22 DE ABRIL - RICHIE HAVENS

EFEMÉRIDE - Richie Havens, cantor norte-americano de música folk, morreu em Jersey City no dia 22 de Abril de 2013. Nascera em Brooklyn, em 21 de Janeiro de 1941.

Havens começou a ficar famoso com o surgimento do movimento folk de Greenwich Village (que também catapultou as carreiras de Joan Baez e Bob Dylan).

Em 1969, Havens abriu o Festival de Woodstock. Foi aclamado pela multidão e foi tocando até ficar sem músicas, decidindo improvisar uma versão de “Motherless Child”, à qual acrescentou um verso com a palavra «freedom» repetida várias vezes. Esta versão transformar-se-ia num sucesso internacional com o lançamento do documentário “Woodstock”, em 1970.

Havens tocou na cerimónia de posse do presidente americano Bill Clinton em 1993. Ele continuou a gravar e a viajar em tournées, embora raramente escrevesse as suas próprias músicas, preferindo interpretar trabalhos de autores como Dylan e Beatles.

Havens tinha uma técnica peculiar para tocar o violão que lhe dava um estilo único. Ele usava uma afinação em ré que lhe permitia fazer muitos acordes usando principalmente o dedo polegar, ao contrário das técnicas mais comuns de violão que priorizam o uso dos outros dedos sem usar o polegar.

Morreu em Abril de 2013, na sua casa em Jersey City, Nova Jersey, vítima de um ataque cardíaco aos 72 anos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...