terça-feira, 25 de abril de 2023

25 DE ABRIL - DEXTER GORDON

EFEMÉRIDE - Dexter Gordon, músico de jazz norte-americano, considerado um dos pioneiros do bebop, morreu na Philadelphia, Pensilvânia, em 25 de Abril de 1990. Nascera em Los Angeles no dia 27 de Fevereiro de 1923.

Entre 1940 e 1980 tocou com grandes nomes, tais como Lionel Hampton, Tadd Dameron, Charles Mingus, Louis Armstrong e Billy Eckstine. Também tocou, durante alguns meses de 1947, com a banda de Fletcher Henderson.

Gordon era considerado um virtuose, particularmente pelos seus duetos de saxofone com Wardell Gray, com o qual gravou vários álbuns, entre 1947 e 1952.

Fez diversas aparições em filmes durante a sua carreira, entre elas, a do filme “The Connection”, de 1960, do qual também compôs a banda sonora.

Depois disto, passou 15 anos a residir na Europa, principalmente em Paris e Copenhague. Neste período, voltou algumas vezes aos Estados Unidos para gravar. Os sete álbuns, que lançou pela gravadora Blue Note Records neste período (“Doin’ Allright”, “Dexter Calling…”, “Go, A Swingin’ Affair”, “Our Man in Paris”, “One Flight Up”, e “Gettin’ Around”) são considerados os seus melhores trabalhos.

Em 1976, regressou aos EUA, apresentando-se no clube de jazz Village Vanguard, com grande sucesso. Depois disto, lançou vários álbuns pela Columbia Records.

Em 1986, no filme “Round Midnight”, fez o papel de um músico de jazz, pelo qual recebeu uma nomeação para o Óscar de Melhor Actor.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...