domingo, 30 de abril de 2023

30 DE ABRIL - MUDDY WATERS

EFEMÉRIDE - Muddy Waters (nome artístico de McKinley Morganfield), músico de blues norte-americano, morreu em Westmont no dia 30 de Abril de 1983. Nascera no Condado de Issaquena, Mississippi, em 4 de Abril de 1913.

É considerado o pai do Chicago blues. Foi considerado também o 49º melhor guitarrista da história, num inquérito da revista norte-americana “Rolling Stone”.

O nome artístico (em português, Águas Lamacentas), ganhou-o devido ao costume de, quando criança, brincar num rio.

O seu primeiro instrumento foi uma gaita, que aprendeu a tocar aos 13 anos. Tocava nas esquinas por uns trocos e comida, junto com um amigo.

Enquanto ainda jovem, viu Charley Patton e Son House tocarem, Son House inclusive teve uma grande influência nele, mostrando a Muddy como tocar guitarra slide com uma garrafa de vidro, o que o levou a trocar de instrumento aos 17 anos.

Mudar-se-ia mais tarde do Mississipi para Chicago, Illinois, onde trocou o violão pela guitarra eléctrica. A sua popularidade começou a crescer entre os músicos negros e isso permitiu-lhe passar a apresentar-se em clubes de grande movimento. A técnica de Waters é fortemente característica devido ao seu uso da braçadeira na guitarra.

As suas primeiras gravações pela Chess Records apresentavam Waters na guitarra e vocais apoiado por um violoncelo. Posteriormente, ele adicionaria uma secção rítmica e a gaita de Little Walter, inventando a formação clássica de Chicago Blues.

Com a sua voz profunda, rica, uma personalidade carismática e o apoio de excelentes músicos, Waters rapidamente se tornou a figura mais famosa do Chicago Blues. Até mesmo B. B. King referia-se a ele, mais tarde, como o «Chefe de Chicago». As suas bandas eram um «quem é quem» dos músicos de Chicago Blues: Little Walter, Big Walter Horton, James Cotton, Junior Wells, Willie Dixon, Otis Spann, Pinetop Perkins, Buddy Guy e muitos outros.

As gravações de Waters do final dos anos 1950 e começo dos 1960 foram particularmente as suas melhores. Muitas das canções tocadas por ele tornaram-se sucesso: “Walkin’ blues”, “Hoochie Coochie Man”, “She’s Nineteen Years Old e Rolling and Tumbling”, grandes clássicos que ganhariam versões de várias bandas dos estilos mais diversos.

A sua influência foi enorme em muitos géneros musicais: blues, rhythm and blues e folk jazz. Foi Waters quem ajudou Chuck Berry a conseguir o seu primeiro contrato.

Em 30 de Abril de 1983, Muddy Waters faleceu vítima de insuficiência cardíaca, enquanto dormia na sua casa em Westmont, Illinois. Foi sepultdo no Restvale Cemetery em Alsip, Illinois. A cidade de Chicago e o subúrbio de Westmont homenagearam Muddy colocando o seu nome em vias públicas.

Entre outras canções com as quais Waters se tornou conhecido, estão: “Long Distance Call”, “Mannish Boy” e o hino do rock/blues “I’ve Got My Mojo Working”.

Um pouco da história de Muddy Waters e da Chess Records foi retratada no filme “Caddilac Records” de 2008.

Muddy Waters foi incluído no Blues Hall of Fame em 1980 e no Rock and Roll Hall of Fame em 1987.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...