terça-feira, 4 de abril de 2023

4 DE ABRIL - FÁTIMA CAMPOS FERREIRA

EFEMÉRIDE - Maria de Fátima Barbosa de Campos Ferreira, jornalista portuguesa, nasceu em Valença no dia 4 de Abril de 1958.

Depois de frequentar o Liceu Nacional Garcia de Orta, licenciou-se em História, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, em 1982, e em Jornalismo, na Escola Superior de Jornalismo do Porto, em 1986.

Estreou-se na televisão como apresentadora de rubricas informativas no programa “Bom Dia”.

Faz entrevistas na RTP-Porto e, a partir de 1988 até 1994, apresentou o “Jornal da Tarde”. Trabalhos que acumulou com reportagens, nacionais e no estrangeiro.

Em 1994, transfere-se para a RTP, em Lisboa, e tornou-se pivot do Telejornal.

Em 2002. mudou-se para a RTP2, onde foi rosto do Jornal 2, durante cerca de um ano. Nessa altura, em Outubro de 2002, foi convidada para dirigir, na RTP1, o programa de debates “Prós e Contras”, emitido até 2020.

Em 2004, conduziu para a RTP1 a emissão do casamento real de Felipe de Espanha e Letizia Ortiz, entre muitos outros eventos, nacionais e internacionais, de carácter político, económico, cultural e religioso.

Fátima Campos Ferreira leccionou na Universidade Livre de Porto e é, desde 1996, professora associada na Licenciatura em Jornalismo da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa.

Em Outubro de 2020, passou a conduzir o programa quinzenal “Primeira Pessoa”, com entrevistas a personalidades relevantes da vida pública portuguesa.

Em 9 de Junho de 2005, foi agraciada como comendadora da Ordem do Mérito, pelo então presidente da República Jorge Sampaio.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...