sábado, 29 de abril de 2023

29 DE ABRIL - LILOCA

EFEMÉRIDELiloca, de seu verdadeiro nome Luísa Zélia Sebastiana da Graça Madade, cantora e compositora moçambicana, nasceu em Tete, Moçambique, em 29 de Abril de 1985.

Ela descreve a sua música como pertencente aos géneros Afro, Marrabenta e Afro House.

Luísa Madade é apaixonada por dança desde os seus primeiros anos.

Em 2004, fundou a sua própria escola de dança chamada Sweet Dance e trabalhou como dançarina para o artista moçambicano MC Roger.

Dois anos depois, lançou a sua primeira música intitulada “Como Ela Dança” sob o nome artístico ‘Liloca’, seguida em 2007 pela música “Muyive” (Changana: Ladrão).

O seu primeiro álbum também foi editado em 2007, intitulado “Tic Tac é Meu Style”. Em 2009, lançou o seu segundo álbum “Magnífica”. Nos anos seguintes, Liloca lançou muitos mais singles, compilados em 2012 no álbum “Mulher Moçambicana”.

Liloca ganhou vários prémios nacionais de música e considera-se a «cantora do povo». No entanto, o seu sucesso ainda está limitado hoje ao mercado moçambicano. O seu objectivo é, diz ela mesma, mudar isso no futuro.

As suas músicas de maior sucesso incluem “Muyive”, “Como Ela Dança” e “Tic Tac” (do álbum “Como Ela Dança”), “Ser Segunda” (do álbum “Muyive”) e “Tá Doce”, “Mulher Moçambicana” e “Mufana” (do álbum “Tic Tac é meu Style”).

Em 2015, a cantora foi fortemente criticada por aparecer num festival no Dia Internacional da Criança em Maputo, realizando uma coreografia altamente física. Muitos meios de comunicação consideraram isso inapropriado e descreveram as suas performances como sintoma de uma sociedade não amiga da criança.

Membros individuais do FRELIMO expressaram o seu entendimento de que a cantora tinha permissão para acompanhar o presidente Filipe Nyusi numa visita de Estado a Portugal.

Actualmente, a cantora vive em Maputo.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...