
Estudou em Tartu no Ginásio Alexander, tendo-se sentido atraído pela vida e agitação desta cidade universitária e pelos seus centros intelectuais. O jornal “Uus Aeg” (Novo Tempo) publicou o seu primeiro ensaio crítico e o seu primeiro poema (Flores de Lótus), quando ele tinha apenas dezasseis anos.
Em 1901, começou a passar as férias de Verão dando aulas particulares de alemão e francês. No mesmo ano criou o grupo de estudantes “Os Amigos da Literatura”.
Entre 1905 e 1916, tornou-se publicamente activo, trazendo as influências da Europa para a Literatura Estoniana e simultaneamente influenciando a Literatura Europeia com o estilo da Estónia. Em 1921 foi a primeira pessoa a ensinar Literatura Estoniana no Ensino Superior. Fundou também a Sociedade Literária Académica Estoniana em 1924.
Até deixar o ensino em 1944, publicou inúmeros ensaios focados na literatura do seu país.
Em 1941 houve um incêndio na casa de Suits e arderam centenas dos seus manuscritos. Em 1944, juntamente com a família, mudou-se para Estocolmo, onde veio a escrever a maioria dos seus poemas. Os principais temas por ele abordados são a história da Estónia e o destino da humanidade, usando frequentemente metáforas e símbolos.
Sem comentários:
Enviar um comentário