
Desde muito novo, dedicava todos os seus tempos livres à leitura, tanto de obras antigas como contemporâneas. Perdeu o pai aos dez anos e a mãe aos quinze.
Os seus primeiros poemas não mostravam ainda o grande poeta que ele viria a ser, mas - embora desaconselhado pelos amigos - publicou-os em 1817 (“Poems”).
Abandonou então a sua carreira de “aprendiz” de cirurgião, para se dedicar inteiramente à literatura, começando a escrever o seu longo poema “Endymion”, que foi muito mal recebido pela crítica (1818). No entanto, para ele, as críticas em vez de o desmoralizarem, estimulavam-no e faziam desenvolver o seu talento.
Separou-se de Fanny Brawne, o grande amor da sua vida, dois anos depois de a ter conhecido, em virtude de ter contraído a tuberculose. Foi para Itália, onde veio a falecer no ano seguinte.
Poucos poetas terão escrito tanto e tão bem, em tão pouco tempo, como Keats. Ele escreveu praticamente toda a sua obra durante o ano de 1820, já sem os erros e imperfeições da “juventude”.
Se bem que tenha morrido com menos de 26 anos de idade, John Keats é considerado um dos maiores representantes do Romantismo Britânico. É também um dos poetas mais recitado e mais amado pelos ingleses.
Sem comentários:
Enviar um comentário