
A família mudou-se para Havana quando ele tinha quatro anos. Muito novo ainda, começou a ficar fascinado pela música, iniciando-se nos ritmos tropicais. Aos dez anos, já ganhava dinheiro interpretando “A Viúva-alegre” e “El anillo de hierro” (zarzuela) em bares e cafés. Trabalhou seguidamente num cinema, assegurando o fundo musical dos filmes mudos.
Recomendado pelo seu professor de violão e, após uma audição, foi contratado pela Orquestra Sinfónica de Havana, quando tinha apenas doze anos.
Em 1918 deslocou-se a Nova Iorque, onde se encontrou com um jovem pianista catalão, com o qual formou um duo para actuar em cafés e restaurantes muito em voga. Exibiram-se igualmente no célebre hotel Waldorf Astoria, onde se alojavam numerosos artistas que iam actuar na Ópera Metropolitana. Aí conheceu Enrico Caruso, de quem ficou amigo e a quem acompanhou numa tournée através dos Estados Unidos.
A família regressou entretanto à Catalunha, o que permitiu ao jovem Cugat ir estudar para a Alemanha.
Na década 1920 esteve em Los Angeles, onde trabalhou como cartoonista durante o dia e como músico à noite. Apresentava-se em pequenos clubes. Em 1928, foi contratado para a prestigiosa boîte Coconut Grove, por influência de Rudolfo Valentino que o vira actuar.
Nos anos 1930/40, ficou conhecido pelo “Rei da Rumba” e participou em alguns filmes. Interpretou igualmente um dos temas musicais do filme “Luzes da Cidade” de Charlie Chaplin.
De 1942 a 1946, o conflito mundial afastou a sua orquestra dos estúdios de gravação e Xavier Cugat pôs-se à disposição da Administração Americana para fazer tournées que o levaram a actuar para os militares que estavam na Guerra.
Em 1947, Cugat deixou o Waldorf Astoria, levando com ele dois cantores talentosos - Dean Martin e Jerry Lewis. Fez tournées com a sua orquestra e os seus cantores pela Venezuela, Peru e Bolívia. Juntaram-se a ele, também, algumas vozes femininas entre as quais a de Cármen Miranda.
Em 1965, no Japão, gravou temas franceses, espanhóis e italianos, para serem comercializados na Europa, onde vieram a ter grande sucesso. Durante a sua carreira, percorreu quase todos os países do Mundo. O segredo dos seus êxitos baseava-se no facto de saber adaptar a música latino-americana, simplificando os temas para os tornar acessíveis ao gosto dos diferentes públicos.
Vítima de um derrame cerebral, Xavier Cugat decidiu pôr fim à sua carreira em 1970, voltando à sua Catalunha natal. Continuou a pintar, a desenhar e a caricaturar, apresentando os seus trabalhos em numerosas exposições. Morreu aos noventa anos.
Sem comentários:
Enviar um comentário