
Foi um dos fundadores do primeiro clube de jazz do país, o Hot Clube de Portugal, do qual era o sócio nº 1.
Teve os primeiros contactos com a música norte-americana em 1934, ano em que partiu para a Madeira com o pai, quando este foi ali colocado na base militar.
Em 1945 criou o primeiro programa de rádio dedicado ao jazz, "Hot Club", que duraria até 1969. Nos anos 50 e 60 promoveu diversos espectáculos com artistas internacionais. Em 1971 deu início ao Festival de Jazz de Cascais, juntamente com o promotor do Festival de Jazz de Newport, que duraria até 1988. Organizou também outros festivais em Lisboa, Espinho, Figueira da Foz e no Algarve.
Para além destas actividades, Villas-Boas publicou vários trabalhos na revista de jazz Down Beat, foi produtor musical e apresentou programas de televisão. Trouxe a Portugal músicos como Sidney Bechet, Oscar Peterson, Count Basie, Quincy Jones, Louis Armstrong, Ella Fitzgerald e Duke Ellington.
Profissionalmente trabalhou na companhia de aviação holandesa KLM e destacou-se igualmente como activista e dirigente sindical após a Revolução de 25 de Abril de 1974.
Em sua homenagem, a Câmara Municipal de Cascais criou, em 1996, o "Prémio de Jazz Luís Villas-Boas", para galardoar anualmente um novo talento deste tipo de música.
Foi entretanto publicado o livro “O Jazz Segundo Villas-Boas”, da autoria de João Moreira dos Santos, edição da Assírio & Alvim, prefácio e apresentação do Professor José-Augusto França e posfácio de George Wein (fundador do Newport Jazz Festival). Esta foi a primeira obra sobre aquele que é considerado o "pai do jazz" em Portugal e que, durante mais de quatro décadas, liderou uma verdadeira cruzada em prol deste género musical.
Luís Villas-Boas era ainda um verdadeiro “caça talentos”, sendo o responsável pelo aparecimento de uma notável geração de músicos de jazz.
Deixou um espólio de milhares de discos, livros, cartazes, guiões de programas radiofónicos, bobines de gravação e fotografias, que aguardam utilização numa futura “Casa do Jazz”, associada ao Hot Clube de Portugal.
Sem comentários:
Enviar um comentário