Dirigiu
o departamento de projectos da Focke-Wulf, de 1931 a 1945. Projectou
diversos aviões importantes da Segunda Guerra Mundial, incluindo o Focke-Wulf
Fw 190. Antes de trabalhar para a Focke-Wulf, Tank foi empregado da Albatros
Flugzeugwerke, mas após a sua falência em 1929, a maioria dos projectistas
foram para a Focke-Wulf e alguns para a Arado Flugzeugwerke em
1931.
Tank
começou então o trabalho no projecto do Fw 44, primeiro projecto
comercialmente bem-sucedido de Focke Wulf, lançado em 1934. Isto conduziu ao
crescimento da companhia, com o país preparando-se para a guerra.
O
Fw 190 Würger (pássaro-carniceiro), voou em 1939 e foi produzido de 1941
a 1945, era um caça-bombardeiro durante a Segunda Guerra Mundial, de
único-assento da Luftwaffe. Este foi o avião mais conhecido projectado
por ele e o mais fabricado (mais de 20 000 unidades).
Durante
a guerra, o seu trabalho foi plenamente reconhecido.
Em
Janeiro de 1943, foi nomeado professor honorário com uma cadeira na escola
técnica em Braunschweig, em reconhecimento dos seus serviços para o
desenvolvimento de voos. Ele foi nomeado Wehrwirtschaftsführer do regime
nazi.
Em
1944, o Reichsluftfahrtministerium (Ministério Alemão do Ar)
decidiu que as denominações dos novos caças deveriam incluir os nomes dos projectistas
chefes. Por isso, os novos projectos de Tank receberam o prefixo “Ta”.
O
seu mais notável trabalho nos últimos dias da guerra foi o desenho do Focke-Wulf
Ta 152, aperfeiçoamento do Fw 190. As duas versões principais do Ta
152 foram a Ta 152 C, e do Ta 152 H.
No
final da guerra, tal como muitos outros técnicos alemães, ele continuou a sua
vida profissional na América Latina.
O
governo da Argentina ofereceu-lhe um emprego no Instituto Aerotécnico de
Córdoba, sob o nome de Pedro Matthies. Mudou-se para lá com muitos dos seus
colegas de trabalho da Focke - Wulf, em 1947.
Um
deles foi Ronald Richter, que pretendia desenvolver aviões com propulsão
nuclear que seriam desenvolvidos no Projetco Huemul, que foi provado ser
uma fraude.
O
Instituto Aerotécnico mais tarde tornou-se a Fábrica Militar de
Aviões. Lá, ele projectou o IAe Pulqui II baseado na concepção do Focke
- Wulf Ta 183 que tinha sido desenvolvido na fase final da guerra. Apesar
de promissor, devido à crise financeira da Argentina, o projecto foi cancelado
em 1953.
Quando
o presidente Juan Perón foi deposto em 1955, a ex-equipa da Focke - Wulf se
dispersou e muitos dirigiram-se para os Estados Unidos.
Em
1956, Tank transferiu-se para a Índia com catorze membros da sua equipa. Lá ele
concebeu, para Hindustan Aeronautics, o Hindustan Marut
caça-bombardeiro, o primeiro avião militar fabricado na Índia. O primeiro
protótipo voou em 1961; O Marut permaneceu em serviço activo até 1985.
Depois
de iniciada a produção do Marut, Tank mudou-se para o Egipto onde
auxiliou no desenvolvimento do Helwan HA-300. Esta aeronave acabou não
sendo produzida em série, pois o Egipto aceitou a oferta da URSS para fabricar
sob licença o MiG-21.
Charlotte,
a sua primeira esposa, faleceu na época em que ele trabalhava na Argentina e
foi sepultada em Córdoba.
Kurt
Tank voltou a viver em Berlim durante os anos 1970, fixando-se na
Alemanha para o resto da sua vida. Faleceu em Munique em 1983. De acordo com
seus desejos, foi cremado e as suas cinzas foram espalhadas no Rio da Prata.
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