quinta-feira, 5 de junho de 2025

5 DE JUNHO . KURT TANK

EFEMÉRIDE - Kurt Waldemar Tank, piloto de testes e engenheiro aeronáutico alemão, morreu em Munique no dia 5 de Junho de 1983. Nascera em Bromberg-Schwedenhöhe, em 24 de Fevereiro de 1898.  

Dirigiu o departamento de projectos da Focke-Wulf, de 1931 a 1945. Projectou diversos aviões importantes da Segunda Guerra Mundial, incluindo o Focke-Wulf Fw 190. Antes de trabalhar para a Focke-Wulf, Tank foi empregado da Albatros Flugzeugwerke, mas após a sua falência em 1929, a maioria dos projectistas foram para a Focke-Wulf e alguns para a Arado Flugzeugwerke em 1931.

Tank começou então o trabalho no projecto do Fw 44, primeiro projecto comercialmente bem-sucedido de Focke Wulf, lançado em 1934. Isto conduziu ao crescimento da companhia, com o país preparando-se para a guerra.

O Fw 190 Würger (pássaro-carniceiro), voou em 1939 e foi produzido de 1941 a 1945, era um caça-bombardeiro durante a Segunda Guerra Mundial, de único-assento da Luftwaffe. Este foi o avião mais conhecido projectado por ele e o mais fabricado (mais de 20 000 unidades).

Durante a guerra, o seu trabalho foi plenamente reconhecido.

Em Janeiro de 1943, foi nomeado professor honorário com uma cadeira na escola técnica em Braunschweig, em reconhecimento dos seus serviços para o desenvolvimento de voos. Ele foi nomeado Wehrwirtschaftsführer do regime nazi.

Em 1944, o Reichsluftfahrtministerium (Ministério Alemão do Ar) decidiu que as denominações dos novos caças deveriam incluir os nomes dos projectistas chefes. Por isso, os novos projectos de Tank receberam o prefixo “Ta”.

O seu mais notável trabalho nos últimos dias da guerra foi o desenho do Focke-Wulf Ta 152, aperfeiçoamento do Fw 190. As duas versões principais do Ta 152 foram a Ta 152 C, e do Ta 152 H.

No final da guerra, tal como muitos outros técnicos alemães, ele continuou a sua vida profissional na América Latina.

O governo da Argentina ofereceu-lhe um emprego no Instituto Aerotécnico de Córdoba, sob o nome de Pedro Matthies. Mudou-se para lá com muitos dos seus colegas de trabalho da Focke - Wulf, em 1947.

Um deles foi Ronald Richter, que pretendia desenvolver aviões com propulsão nuclear que seriam desenvolvidos no Projetco Huemul, que foi provado ser uma fraude.

O Instituto Aerotécnico mais tarde tornou-se a Fábrica Militar de Aviões. Lá, ele projectou o IAe Pulqui II baseado na concepção do Focke - Wulf Ta 183 que tinha sido desenvolvido na fase final da guerra. Apesar de promissor, devido à crise financeira da Argentina, o projecto foi cancelado em 1953.

Quando o presidente Juan Perón foi deposto em 1955, a ex-equipa da Focke - Wulf se dispersou e muitos dirigiram-se para os Estados Unidos.

Em 1956, Tank transferiu-se para a Índia com catorze membros da sua equipa. Lá ele concebeu, para Hindustan Aeronautics, o Hindustan Marut caça-bombardeiro, o primeiro avião militar fabricado na Índia. O primeiro protótipo voou em 1961; O Marut permaneceu em serviço activo até 1985.

Depois de iniciada a produção do Marut, Tank mudou-se para o Egipto onde auxiliou no desenvolvimento do Helwan HA-300. Esta aeronave acabou não sendo produzida em série, pois o Egipto aceitou a oferta da URSS para fabricar sob licença o MiG-21.

Charlotte, a sua primeira esposa, faleceu na época em que ele trabalhava na Argentina e foi sepultada em Córdoba.

Kurt Tank voltou a viver em Berlim durante os anos 1970, fixando-se na Alemanha para o resto da sua vida. Faleceu em Munique em 1983. De acordo com seus desejos, foi cremado e as suas cinzas foram espalhadas no Rio da Prata.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...