quarta-feira, 20 de novembro de 2019

20 DE NOVEMBRO - CLYDE CESSNA


EFEMÉRIDE - Clyde Vernon Cessna, aviador e engenheiro norte-americano, fundador da Cessna Aircraft Company, morreu em Wichita (Kansas) no dia 20 de Novembro de 1954. Nascera em Hawthorne (Iowa), em 5 de Dezembro de 1879.
Quando ele tinha dois anos, a família mudou-se para Rago, no condado de Kingman, no Kansas. Durante a infâncias, tinha o hábito de aprender, por si mesmo, as inovações e as competências em mecânica, a fim de melhorar as máquinas agrícolas e desenvolver novos métodos de trabalho no campo. Tornou-se, depois, um próspero concessionário do ramo automóvel, em Enid (Oklahoma). 
O seu gosto pela aviação nasceu em 1910, quando de um meeting aéreo no Kansas. Foi este evento que o conduziu, nos anos seguintes, a prosseguir a sua carreira na aviação.  Devido ao seu interesse pelos aviões, Clyde deixou Oklahoma e instalou-se em Nova Iorque, onde trabalhou durante um curto período na Queen Aeroplane Company. Foi aqui que aprendeu a construir aviões. 
Em 1911, começou a construção do seu primeiro avião, ao qual deu o nome de Silverwing. Era um monoplano, construído em madeira, que tinha a forma de uma versão americana do francês Blériot XI. O motor era o de um barco, modificado. Ele levou o seu aparelho, não testado, para um campo plano em Great Salt Lake, perto de Enid (Oklahoma). 
A sua primeira tentativa de voo acabou numa queda, que lhe custou 100 dólares em reparações. Cessna tentou voar treze vezes, mas todas elas falharam, de uma maneira ou de outra. 
Finalmente, quando do 13º ensaio, Cessna teve um luar de esperança, quando o avião ressaltou no ar, brevemente, antes de se esmagar sobre as árvores, quando ele tentava fazer uma viragem. Frustrado, exclamou depois do acidente: «Vou fazer voar esta coisa, senão vou queimá-lo e nunca mais terei algo a ver com aviões!». 
Em Junho de 1911, Cessna conseguiu enfim fazer o seu primeiro voo. As mesmas multidões que tinham rido dos seus falhanços, mudaram de tom e começaram a considerá-lo como um «herói audacioso» e a apelidaram-no «o homem-pássaro de Enid». Cessna continuou, nos meses seguintes, a aprender, sozinho, até Dezembro de 1911, em que voou com sucesso durante 8 km, conseguindo aterrar no ponto de onde partira. 
Depois do sucesso do Silverwing, deixou definitivamente a indústria automóvel. Entre 1912 e 1915, desenvolveu vários monoplanos, todos equipados com motor em estrela de 6 cilindros de 30-60 cv. Ao mesmo tempo, fazia demonstrações aéreas, quando havia festas e feiras agrícolas. 
Em 1916, comprou um local para construir um novo avião destinado à temporada de meetings aéreos de 1917. A sua fábrica serviu um segundo objectivo, abrindo igualmente uma escola de pilotagem, onde estavam inscritos cinco alunos. Porém, em Abril de 1917, depois da declaração de guerra dos Estados-Unidos à Alemanha, o mercado dos aviões de meeting foi-se abaixo.  A sua principal fonte de rendimentos desaparecida, Cessna voltou à sua antiga casa, no Kansas, onde retomou o trabalho no quinto familiar. 
Nos anos que se seguiram à Primeira Guerra Mundial, o interesse do sector privado pela aviação cresceu, o que levou Cessna a associar-se à Walter Beech et Lloyd Stearman e a fundar, em 1925, a   Travel Air Manufacturing Company em Wichita, no Kansas. Presidida por Clyde Cessna, a empresa alcandorou-se rapidamente ao nível dos principais construtores de aviões nos Estados-Unidos. Este sucesso pode ser atribuído aos modelos de aviões coim uma nova concepção, que atingiram notoriedade internacional ao estabelecer vários recordes de velocidade e de distância.   Ao fim de dois anos, no entanto, Cessna, que estava em desacordo com os seus sócios sobre o tipo de aparelho a construir - monoplano ou biplano - deixou a empresa com a intenção de montar o seu próprio negócio.
A Cessna Aircraft Company foi fundada em Setembro de 1927 e Clyde Cessna começou desde logo a trabalhar na concepção e construção de um monoplano eficaz. O ‘AW’ foi acabado no fim de 1927. Este monoplano atingiu a velocidade de 233 km/h e podia voar durante sete horas.  Nos anos seguintes, a empresa entregou numerosos aviões de competição, reconhecidos pela sua segurança, performances e economia. 
Nas vésperas da crise de 1929 e da Grande Depressão, o sucesso do novo modelo levou a empresa a investir demasiado, o que levou à falência e depois ao seu fecho completo em 1931. Três anos mais tarde, Cessna reabriu a sua fábrica de Wichita, que vendeu aos seus sobrinhos em 1936. Cessna regressou às origens, na agricultura. A pedido dos sobrinhos, aceitou ter uma quota na sociedade, mas limitava-se a cerimónias oficiais, sem se interferir na gestão quotidiana. 
Clyde Cessna faleceu em Wichita, aos 74 anos de idade. 

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