EFEMÉRIDE - Clyde
Vernon Cessna, aviador e engenheiro norte-americano, fundador da Cessna
Aircraft Company, morreu em Wichita (Kansas) no dia 20 de Novembro de 1954.
Nascera em Hawthorne (Iowa), em 5 de
Dezembro de 1879.
Quando ele tinha dois anos, a família
mudou-se para Rago, no condado de Kingman, no Kansas. Durante a infâncias, tinha
o hábito de aprender, por si mesmo, as inovações e as competências em mecânica,
a fim de melhorar as máquinas agrícolas e desenvolver novos métodos de trabalho
no campo. Tornou-se, depois, um próspero concessionário do ramo automóvel, em Enid
(Oklahoma).
O seu gosto pela aviação nasceu
em 1910, quando de um meeting aéreo no Kansas. Foi este evento que o conduziu,
nos anos seguintes, a prosseguir a sua carreira na aviação. Devido ao seu interesse pelos aviões, Clyde
deixou Oklahoma e instalou-se em Nova Iorque, onde trabalhou durante um curto período
na Queen Aeroplane Company. Foi aqui que aprendeu a construir aviões.
Em 1911, começou a construção do
seu primeiro avião, ao qual deu o nome de Silverwing. Era um monoplano,
construído em madeira, que tinha a forma de uma versão americana do francês Blériot
XI. O motor era o de um barco, modificado. Ele levou o seu aparelho, não
testado, para um campo plano em Great Salt Lake, perto de Enid (Oklahoma).
A sua primeira tentativa de voo
acabou numa queda, que lhe custou 100 dólares em reparações. Cessna tentou voar
treze vezes, mas todas elas falharam, de uma maneira ou de outra.
Finalmente, quando do 13º ensaio,
Cessna teve um luar de esperança, quando o avião ressaltou no ar, brevemente,
antes de se esmagar sobre as árvores, quando ele tentava fazer uma viragem.
Frustrado, exclamou depois do acidente: «Vou fazer voar esta coisa, senão
vou queimá-lo e nunca mais terei algo a ver com aviões!».
Em Junho de 1911, Cessna
conseguiu enfim fazer o seu primeiro voo. As mesmas multidões que tinham rido
dos seus falhanços, mudaram de tom e começaram a considerá-lo como um «herói
audacioso» e a apelidaram-no «o homem-pássaro de Enid». Cessna
continuou, nos meses seguintes, a aprender, sozinho, até Dezembro de 1911, em
que voou com sucesso durante 8 km, conseguindo aterrar no ponto de onde
partira.
Depois do sucesso do Silverwing,
deixou definitivamente a indústria automóvel. Entre 1912 e 1915, desenvolveu
vários monoplanos, todos equipados com motor em estrela de 6 cilindros de 30-60
cv. Ao mesmo tempo, fazia demonstrações aéreas, quando havia festas e feiras
agrícolas.
Em 1916, comprou um local para
construir um novo avião destinado à temporada de meetings aéreos de 1917. A sua
fábrica serviu um segundo objectivo, abrindo igualmente uma escola de
pilotagem, onde estavam inscritos cinco alunos. Porém, em Abril de 1917, depois
da declaração de guerra dos Estados-Unidos à Alemanha, o mercado dos aviões de
meeting foi-se abaixo. A sua principal
fonte de rendimentos desaparecida, Cessna voltou à sua antiga casa, no Kansas,
onde retomou o trabalho no quinto familiar.
Nos anos que se seguiram à Primeira
Guerra Mundial, o interesse do sector privado pela aviação cresceu, o que
levou Cessna a associar-se à Walter Beech et Lloyd Stearman e a fundar,
em 1925, a Travel Air Manufacturing Company em
Wichita, no Kansas. Presidida por Clyde Cessna, a empresa alcandorou-se
rapidamente ao nível dos principais construtores de aviões nos Estados-Unidos.
Este sucesso pode ser atribuído aos modelos de aviões coim uma nova concepção,
que atingiram notoriedade internacional ao estabelecer vários recordes de velocidade
e de distância. Ao fim de dois anos, no entanto, Cessna, que
estava em desacordo com os seus sócios sobre o tipo de aparelho a construir -
monoplano ou biplano - deixou a empresa com a intenção de montar o seu próprio
negócio.
A Cessna Aircraft Company foi
fundada em Setembro de 1927 e Clyde Cessna começou desde logo a trabalhar na
concepção e construção de um monoplano eficaz. O ‘AW’ foi acabado no fim
de 1927. Este monoplano atingiu a velocidade de 233 km/h e podia voar durante
sete horas. Nos anos seguintes, a
empresa entregou numerosos aviões de competição, reconhecidos pela sua
segurança, performances e economia.
Nas vésperas da crise de 1929 e
da Grande Depressão, o sucesso do novo modelo levou a empresa a investir
demasiado, o que levou à falência e depois ao seu fecho completo em 1931. Três anos
mais tarde, Cessna reabriu a sua fábrica de Wichita, que vendeu aos seus
sobrinhos em 1936. Cessna regressou às origens, na agricultura. A pedido dos
sobrinhos, aceitou ter uma quota na sociedade, mas limitava-se a cerimónias
oficiais, sem se interferir na gestão quotidiana.
Clyde Cessna faleceu em Wichita, aos
74 anos de idade.
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