sábado, 25 de janeiro de 2020

25 DE JANEIRO - CORAZÓN AQUINO


EFEMÉRIDE - María Corazón (Sumulong) Cojuangco-Aquino, estadista filipina, nasceu em Paniqui no dia 25 de Janeiro de 1933. Morreu em Manila, em 1 de Agosto de 2009.
Também conhecida por Cory Aquino, foi presidente das Filipinas, entre Fevereiro de 1986 (após afastamento do ditador Ferdinand Marcos) e Junho de 1992. Foi a líder do movimento que derrubou a ditadura, sendo considerada a sua heroína. Foi igualmente a primeira mulher eleita para a chefia do estado de um país asiático.
Corazón era de uma família rica sino-filipina. Casou-se em 1954 com Benigno Aquino, com quem teve cinco filhos. O marido, que era líder da oposição, foi assassinado em 1983 no aeroporto, quando voltava do exílio. Seguindo a carreira do pai, um dos seus filhos, com o mesmo nome, Benigno Aquino, foi senador e posteriormente presidente das Filipinas. 
Durante o seu mandato, sofreu pelo menos sete tentativas de golpe. Após a presidência, manteve-se activa em organizações da sociedade civil, até mesmo integrando protestos contra a política Gloria Macapagal-Arroyo, cuja família esteve envolvida em escândalos de corrupção. Foi indicada para o Prémio Nobel da Paz em 1986.
Não se apresentou às eleições seguintes (1992), sendo seu sucessor Fidel Ramos, que consumou uma alternância pacífica, coisa rara nas Filipinas, até então. 
Corazón recebeu, em 1998, o prémio Ramon Magsaysay «pela sua acção a favor da Democracia». Era doutora honoris causa pela Universidade de Waseda.
Em 2008, Corazón Aquino anunciou publicamente que tinha um cancro há mais de um ano, mas que tinha decidido não o combater mais. Faleceu no ano seguinte, de insuficiência cardíaca decorrente do tumor no cólon.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...