segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

27 DE JANEIRO - WANDA KOSMO


EFEMÉRIDE - Wanda Kosmo, de seu verdadeiro nome Wanda Nerina Luizi, escritora, actriz e directora brasileira de televisão e cinema, morreu no Rio de Janeiro em 27 de Janeiro de 2007. Nascera em Santa Rita do Sapucaí no dia 5 de Julho de 1930. 
Nascida no interior de Minas Gerais, em plena Revolução de 1930, Wanda mudou-se para o Rio de Janeiro em 1953, quando conheceu Olavo de Barros, director da TV Tupi do Rio. Inicialmente contratada como actriz, um ano depois já escrevia histórias para a televisão. 
Casou-se pouco tempo depois com o actor José Luiz Pinho. Participou em várias importantes companhias teatrais brasileiras, como as de Alda Garrido e Maria Della Costa, bem como no Teatro Brasileiro de Comédia. Na época, as companhias costumavam encenar, além das peças, também teatro para a televisão, sendo estas as primeiras experiências de Wanda como directora. Logo passaria a ser a directora titular da TV de Vanguarda
Durante as décadas de 1960 e 1970, Wanda destacou-se por ser uma das únicas mulheres de TV agindo em todas as áreas do processo, em contraponto a homens da TV, como Cassiano Gabus Mendes e Walter Avancini. 
Já em meados dos anos 1980, destacou-se em algumas novelas da Rede Globo, como “Roque Santeiro” (1985), em que fez de Marcelina, a sogra que infernizava a vida de Sinhozinho Malta (Lima Duarte). Pouco depois, perdeu um dos seus filhos num acidente de automóvel, um dos motivos para que se retirasse de cena.
Ao longo da sua carreira, fez cerca de 30 trabalhos na televisão (1958/1992) e 17 no cinema (1960/1984).   Em 1958, dirigiu a peça “Casa de Bonecas” de Henrik Ibsen, na TV Tupi, no programa “Grande Teatro Tupi”. Em 1963, foi premiada como Melhor Produtora de Teatro (Troféu Roquette Pinto). 
Wanda Kosmo faleceu aos 76 anos, vítima de cancro0 no pulmão.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...