Jaime Correia iniciou-se no karting em 1983 quando o
seu pai lhe ofereceu um kart (“o tira-água”) no seu 5º aniversário. Deu
as suas primeiras voltas de kart no quintal da casa dos seus pais, no parque de
estacionamento da FEP (Faculdade de Economia do Porto), assim
como também o Kartódromo do Cabo do Mundo foi palco das suas primeiras curvas
e aceleradelas.
Em 1985, recebeu um novo Kart (chassis BM com
um motor Parilla de 100cc), com o qual aprendeu a pilotar com grandes
pilotos nacionais de karting, como é o caso de Luís Filipe Figueiredo e Silva,
José Viana, João Barbosa, Manuel Gião e Pedro Lamy, entre outros.
De referir que o pai de Jaime Correia foi o principal
impulsionador e apoiante incondicional da carreira do filho, tendo sido fulcral
para os excelentes resultados nacionais e internacionais obtidos. Jaime Correia
viveu grande parte da sua vida na cidade do Porto, sendo por essa razão que se
considera e é considerado portuense.
Em 1997, foi Campeão Nacional da categoria Livre
125 e obteve a 2ª posição na Taça de Portugal. Conseguiu terminar na
11ª posição final no Campeonato do Mundo, assim como obteve ainda a 26ª
posição final no Campeonato da Europa da categoria Fórmula C.
*****
Em 1996, devido à sua carreira internacional, Jaime
Correia faltou a duas provas pertencentes ao Campeonato Nacional de Livre
125, em virtude da realização destas coincidirem com as provas do Campeonato
da Europa, mesmo assim foi Vice-Campeão Nacional e vencedor da Taça
de Portugal. Ficou na 6ª posição final no Campeonato da Europa de Fórmula
C e obteve a 21ª posição no Campeonato do Mundo de Fórmula C.
Em 1995, foi Campeão Nacional e vencedor da Taça
de Portugal na categoria Livre 125. Foi também vencedor da Monaco
karting Cup, da categoria Intercontinental C e obteve a 8ª posição
no Campeonato da Europa realizado na Polónia, na mesma categoria.
Em 1994, iniciou-se na categoria Livre 125
(categoria com motores de caixa de velocidades), tendo sido Campeão Nacional
no seu ano de estreia, obtendo também a 2ª posição na Taça de Portugal,
onde os seus principais rivais eram Augusto Rica, Sérgio Monteiro e Hugo
Almeida.
Em 1993, participou nos Campeonatos Europeu e
Mundial da então recém-alterada categoria Júnior
(motores Piston-Port com embraiagem), obtendo a 27ª e a 17ª posições
respectivamente.
Em 1992, venceu a Taça de Portugal e foi Vice-Campeão
Nacional na categoria Júnior; os seus principais rivais sendo então
Miguel Barroso, Nuno Dinis e Nuno Rocha, entre outros. Foi também Vice-Campeão
e obteve a 2ª posição na Taça de Portugal na categoria Nacional.
Em 1991, participou novamente na categoria Júnior,
onde foi o Vice-Campeão e obteve a 2ª posição na Taça de Portugal.
De referir que, neste ano, existiram diversos problemas de ordem técnica por
parte de outros concorrentes (célebre caso dos bigodes das janelas de escape
dos motores COMER, cujas fichas de homologação só eram válidas em
Portugal), assim como outras situações de desrespeito por parte de alguns
intervenientes de certas equipas e organizações que não merecem sequer qualquer
comentário.
Em 1990, participou na categoria Júnior pela
primeira vez e sagrou-se vencedor da Taça de Portugal e Vice-Campeão
Nacional da categoria Júnior. Neste ano, Jaime Correia teve de pedir
uma autorização especial para participar na categoria Júnior devido a
não ter ainda a idade mínima regulamentada. Os seus principais adversários
foram a sua irmã Filipa Correia, o Campeão Nacional da categoria, João
Barbosa, Frederico Viegas, Tiago Rodrigues, Gonçalo Gomes e Nuno Barros.
Em 1989, foi Campeão Nacional e vencedor da Taça
de Portugal da categoria Super-Cadete; neste ano, os seus principais
adversários foram João Bica, Gonçalo Gomes, Irineu Pais, Pedro Rocha e Luís
Krohn.
Jaime Correia iniciou a sua carreira de piloto em
competições no ano de 1988 na categoria Cadete, tendo sido vencedor da Taça
de Portugal nesse ano.
*****
Em 1999 e 2000, participou no Troféu Saxo Cup, tendo
obtido duas vitórias: uma no circuito da Ota em 1999, e a outra no circuito
de Vila do Conde em 2000.
Ainda em 2000, foi convidado a efectuar a prova de
Vila do Conde ao volante de um dos 2 Fiat Bravo JTD da F3Auto.
Apesar de não estar familiarizado com o carro (ex-Ferreira da Silva), e de a
organização ter anulado os treinos livres, conseguiu qualificar-se nos
cronometrados atrás de Luís Veloso, Campeão em Título do TNVTD, partindo
assim os dois Fiat à frente dos dois BMW 320D. Na partida, um
jornal arrastado pelo vento tapou o intercooler do Fiat o que o
fez perder rendimento durante a prova que terminou com bandeira vermelha e com
um toque com Nelson Clemente.
Em 1998, Jaime Correia ganhou como prémio por ter sido Campeão Nacional na categoria Livre 125 (1997), o direito a participar no Troféu Toyota Starlet com um carro disponibilizado por Salvador Caetano. Aceitando o desafio, realizou uma época extremamente competitiva com Pedro Batista e Nuno veloso, tendo sido mesmo o vencedor do Troféu Toyota Starlet 1998.
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