terça-feira, 6 de novembro de 2018

6 DE NOVEMBRO - CHRISTOPH PROBST


EFEMÉRIDE - Christoph Probst, membro da resistência alemã contra o nazismo, durante o período do Terceiro Reich, nasceu em Murnau am Staffelsee no dia 6 de Novembro de 1919. Morreu em Munique, em 22 de Fevereiro de 1943.
Christoph era filho de Hermann Probst, um especialista em sânscrito, que se relacionava com artistas que, depois, foram considerados «decadentes» pelo nazismo. Casara-se com uma judia, a mãe de Christoph.
Christoph Probst formou-se em escolas que não reproduziam as ideias nazis. Depois de realizar o serviço militar, começou os estudos de Medicina na Universidade Ludwig Maximilian de Munique, onde contactou com Hans Scholl, Alexander Schmorell e outros estudantes que fariam parte do grupo de resistência antinazi conhecido com o nome de Rosa Branca. Com 21 anos, casou com Herta Dohrn, com quem teve três filhos.
Probst não participou na redacção de nenhum dos panfletos da Rosa Branca, mas realizou um desenho para o sétimo panfleto. Esse desenho foi detectado entre as cópias do sexto panfleto, que Hans Scholl e Sophie Scholl tinham em seu poder para distribuir nas imediações da Universidade de Munique. Foram descobertos e detidos pela Gestapo em 18 de Fevereiro de 1943. Probst foi igualmente preso e processado pelo juiz Roland Freisler do Tribunal Popular nazi. Os três foram decapitados quatro dias mais tarde, na Prisão Stadelheim.
Depois destas execuções, outros membros da Rosa Branca foram também detidos e executados.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...