domingo, 27 de agosto de 2017

27 DE AGOSTO - CHARLES ROLLS


EFEMÉRIDE - Charles Stewart Rolls, aristocrata originário do País de Gales, pioneiro britânico do automobilismo e da aviação, nasceu em Londres no dia 27 de Agosto de 1877. Morreu em   Bournemouth, em 12 de Julho de 1910, sendo o primeiro britânico a morrer num acidente aéreo. Juntamente com Henry Royce, fundou a Rolls-Royce, em 1904. Estudou no Colégio de Eton e na Universidade de Cambridge, onde se licenciou em Engenharia e Ciência Aplicada.
Foi o primeiro estudante a deslocar-se para as aulas na universidade num automóvel, um dos primeiros Peugeot. Apaixonou-se pelas viaturas e tornou-se piloto do desporto automóvel. Foi piloto pioneiro também da aviação, sendo titular do brevet respectivo desde Janeiro de 1910.
Fundou com sucesso uma luxuosa concessão de automóveis em Piccadilly (Londres), onde comercializava - junto da aristocracia britânica - viaturas importadas do continente (Peugeot, Panhard, etc.). Sentiu-se decepcionado pelo fraco nível técnico das primeiras viaturas que ensaiou. Eram barulhentas, pouco potentes, vibravam por todos os lados, eram difíceis de manobrar, pouco confortáveis e empanavam frequentemente.
Apesar de tudo, a maioria das vezes com veículos franceses, obteve bons resultados em muitas corridas disputadas no final do século XIX e princípio do século XX.
Em 1902/1903, bateu oficiosamente por duas vezes o record de “quilómetro lançado”, em Welbeck Abbeym, na propriedade do duque de Portland, com 133 e 136,440 km/h. Como o percurso comportava uma ligeira subida e uma ligeira descida, o tempo não foi homologado.
Em 1904, com 27 anos, foi apresentado a Henry Royce, com 41 anos, que tinha fundado a Royce Company em Manchester e acabara de fabricar a sua primeira viatura de 2 cilindros e 10 cavalos, que toda a gente elogiava pela sua estética, luxo, robustez, fiabilidade, silêncio, conforto, etc. Ficou entusiasmado. Finalmente, havia uma viatura inglesa digna de todos os encómios. Comprometeu-se a comercializá-la sob o seu nome.
Em Maio de 1904, Rolls e Royce associaram-se fazendo a fusão das duas empresas e adoptando o nome Rolls-Royce. A marca ganhou imediatamente uma reputação fantástica. As viaturas eram as mais caras, mas também as melhores do mundo e impuseram o respeito universal a partir de 1910.
Os primeiros Rolls-Royce foram apresentados com sucesso no Salão Automóvel de Paris, em Dezembro de 1904. Em 1906, Rolls, ao volante de um Rolls-Royce 30HP, ganhou o Tourist Trophy da Ilha do Man. Ele declararia à chegada: «- Tudo o que fiz foi ficar sentado e esperar que a viatura cortasse a meta. Todo o mérito é do senhor Royce, que é o seu desenhador e construtor.».
Tornou-se membro do Aero Clube de França, obtendo o brevet de piloto. Em Junho de 1910, Charles foi o primeiro aviador a fazer a ida e volta Inglaterra / Douvres(França) / Calais, sem escala por cima da Mancha, com um biplano Wright Flyer dos irmãos Wright, ganhando uma taça de 2 000 francos. Acabaria por morrer em 12 de Julho, num meeting aéreo em Bournemouth, devido à ruptura da cauda estabilizadora do seu biplano Wright.  Tinha apenas 32 anos de idade.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...