quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

10 DE JANEIRO - RORY BYRNE


EFEMÉRIDE - Rory Byrne, engenheiro sul-africano, nasceu em Pretória no dia 10 de Janeiro de 1944. É consultor de design e desenvolvimento da Scuderia Ferrari Marlboro, à qual se juntou em 1997.
Diplomado em 1965 pela Universidade de Witwatersrand, em Joanesburgo, começou a sua carreira no desporto automóvel no fim dos anos 1960, concebendo monolugares para provas na África do Sul. Prosseguiu a sua carreira na Inglaterra, a partir de 1972. Encontrou o empresário Ted Toleman, que o contrata como director técnico de uma equipa de Fórmula 2. Sob o seu impulso, os Toleman obtiveram bons resultados, o que incitou Ted Toleman a virar-se para a Fórmula 1, a partir de 1981. Apesar de meios financeiros escassos, os Toleman de Byrne realizaram alguns bons resultados, nomeadamente um 2º lugar de Ayrton Senna no Grande Prémio do Mónaco em 1984.
No fim da época de 1985, a Toleman foi comprada pela Benetton. Com um melhor orçamento e em parceria com a BMW, Byrne foi projectista da Benetton, equipa que deu a Michael Schumacher os seus dois primeiros títulos mundiais. Passou depois para a Ferrari nos anos 1990, assim como Michael Schumacher.
Os principais carros projectados com a assinatura de Byrne foram os Ferrari F2002 e F2004, considerados imbatíveis e que coleccionaram quase trinta vitórias, além de ter feito de Michael Schumacher o único piloto a terminar no pódio em todas as provas de uma temporada.
A partir de 2005, Rory começou a retirar-se da Ferrari, trabalhando apenas como consultor, sendo substituído por Aldo Costa, o seu braço-direito. A sua última grande criação “visível” foram as caixas para aquecimento de pneus, quando a Ferrari sofreu - em 2005 - com a regra que proibiu a troca dos compostos em pit-stops.
Deixou a F1 após a temporada de 2006, para cuidar de uma escola de mergulho submarino, na Tailândia. Era a sua outra paixão.
Regressou à Ferrari para uma consultoria rápida, com o intuito de auxiliar o desenvolvimento do novo carro de F1 da Ferrari, o SF70H, que tinha - como desenvolvedores principais – técnicos muito jovens. Voltou com o intuito de repassar a sua experiência e direccionar o projecto no bom sentido.
Rory, que pode ser considerado o melhor projectista da Fórmula 1 moderna, tendo como “rival” apenas outro génio - Adrian Newey, está na situação de pré-reforma desde 2004, mas colabora com a Ferrari, sempre que solicitado.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...