sexta-feira, 1 de abril de 2022

1 DE ABRIL - JACQUES LE GOFF

EFEMÉRIDE - Jacques Le Goff, historiador francês especialista em Idade Média, morreu em Paris no dia 1 de Abril de 2014. Nasceras em Toulon, em 1 de Janeiro de 1924.  

Autor de dezenas de livros e trabalhos, era membro da Éscola dos Annales, pertencente à terceira geração, empregou-se em antropologia histórica do ocidente medieval. Recebeu o Prémio Gobert em 1996.

Antigo estudante da École Normale Supérieure, estudou na Universidade Carolina em 1947/1948.

Professor de História em 1950 e membro da École Française de Rome, foi nomeado assistente da Faculté de Lille (1954/1959) antes de ser nomeado pesquisador no CNRS (Centro Nacional de Pesquisa Científica) em 1960.

Em seguida, foi mestre-assistente da VI seção da École pratique des hautes études (1962) - sucedeu a Fernand Braudel no comando da École des hautes études en sciences sociales, onde foi director dos estudos. Cedeu o seu lugar a François Furet, em 1967.

Na qualidade de director de estudo na École des hautes études en sciences sociales, Jacques Le Goff publicou estudos que renovaram a pesquisa histórica, sobre mentalidade e sobre antropologia da Idade Média. Os seus seminários exploraram os caminhos então novos da antropologia histórica. Ele publicou artigos sobre as universidades medievais, o trabalho, o tempo, as maneiras, as imagens, as lendas, as transformações intelectuais da Idade Média.

Co-director da Éscola dos Annales, dirigiu os estudos ligados à Nova História, como a colectânea “Faire de l’histoire” em 1977 e o volumoso “Dictionnaire de la Nouvelle Histoire” publicado no ano seguinte, levando à revolução dos Annales. Sinal do sucesso das suas teses, ele actuou na renovação pedagógico de história, participando na redacção de um manual escolar.

Em1980, trabalhou numa biografia de São Luís, publicada em 1996. Tudo em recordações das etapas essenciais do reinado de Luís IX, ele renovou o género biográfico pelos seus métodos e suas reflexões sobre a possibilidade de conhecer realmente um personagem da Idade Média.

Le Goff actuou no sentido de levar a História para além do mundo académico, apresentando um programa na rádio estatal francesa France Culture, sendo consultor de produções para a TV e cinema, incluindo o filme “O Nome da Rosa”, adaptação do livro de Umberto Eco, estrelado por Sean Connery. Era poliglota, sendo fluente nos idiomas inglês, italiano, polaco e alemão.

Faleceu aos 90 anos de idade, na capital francesa.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...