domingo, 24 de abril de 2022

24 DE ABRIL - MILÚ

EFEMÉRIDE - Milú, de seu verdadeiro nome Maria de Lurdes de Almeida Lemos, actriz e cantora portuguesa, nasceu em Lisboa no dia 24 de Abril de 1926. Morreu em Cascais, em 5 de Novembro de 2008.

Foi presença assídua na rádio, onde - aos dez anos - começou a cantar. Estreou-se no cinema, aos doze anos, com uma breve participação no filme “A Aldeia da Roupa Branca”, de Chianca de Garcia, ao lado de Beatriz Costa.

Em 1943, interpretou a Luisinha de “O Costa do Castelo”, de Arthur Duarte, tendo-se também casado em Dezembro desse ano em Lisboa, São Sebastião da Pedreira, com ... de Lemos. Volta a ser dirigida pelo mesmo realizador nos filmes “O Leão da Estrela” (1947), “O Grande Elias” (1950) e “Dois Dias no Paraíso” (1958).

Participou ainda em filmes de Manuel Guimarães, Constantino Esteves, Armando de Miranda, Perdigão Queiroga e Ladislao Vajda.

Vivendo uma época de ouro do cinema português, entre os anos 1940 e 1950, a sua beleza e fotogenia encantou gerações de portugueses e portuguesas, pelo que a compararam às estrelas de Hollywood. Chegou a filmar em Espanha.

A sua voz imortalizou músicas como “A Minha Casinha” e “Cantiga da Rua”.

No teatro, salientam-se as suas interpretações em espectáculos de revista, nomeadamente no Teatro Avenida e Teatro Variedades.

Em 1960, casou-se em segundas núpcias com Luís de Magalhães Coutinho Nobre Guedes, de quem foi a segunda mulher e de quem teve uma filha, Cristina de Almeida Nobre Guedes. Viveu no Brasil, entre 1960 e 1968.

O filme “Kilas, o Mau da Fita”, de José Fonseca e Costa (1981) foi a sua última aparição no cinema, contava 55 anos.

Nos últimos anos da sua vida perdeu a visão. Milú morreu em2008, vítima de problemas respiratórios.

Foi distinguida pela Secretaria de Estado da Cultura com uma condecoração de mérito artístico.

Em 2 de Maio de 2007, foi agraciada com o grau de comendador da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada pelo presidente da República, Aníbal Cavaco Silva.

Em 2008, foi-lhe atribuída a Medalha Municipal de Mérito, grau Ouro, pela Câmara Municipal de Lisboa.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...