domingo, 3 de abril de 2022

3 DE ABRIL - CATHERINE SPAAK

EFEMÉRIDE - Catherine Spaak, actriz e cantora francesa de origem belga e naturalizada italiana, nasceu em Boulogne-Billancourt no dia 3 de Abril de 1945.

Filha do escritor Charles Spaak e sobrinha do ex-primeiro ministro da Bélgica Paul-Henri Spaak, Catherine nasceu em França, no departamento de Hauts-de-Seine.

Passou a maior parte da sua carreira na Itália, onde se tornou uma estrela adolescente. Dos 15 aos 18 anos, Catherine Spaak foi actriz protagonista em pelo menos doze filmes e, como cantora, chegou a ser considerada pelo público o equivalente italiano da cantora Françoise Hardy, de quem Catherine gravou algumas canções em 1963.

Foi considerada uma das mulheres mais bonitas de sua época, tendo sido capa da revista “Life”.

Entre os seus principais trabalhos no cinema estão “Il sorpasso” (1962), “La calda vita” (1963), “L’armata Brancaleone” (1966) e “La matriarca” (1969).

Como cantora, a canção “L’Esercito del Surf”, gravada em 1964, é um dos seus principais sucessos. Composta por Mogol e Pataccini, a música foi regravada pela cantora brasileira Wanderléa sob o título de Exército do Surf”, em versão assinada por Neusa de Souza.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...