segunda-feira, 25 de abril de 2022

25 DE ABRIL - "EMPLASTRO"

Fernando dos Santos nasceu na freguesia da Madalena, tendo ficado órfão quando era ainda criança.

Foi acompanhado pela CERCI de Gaia desde os oito anos de idade e, após sair de lá, trabalhou na Panificadora Coelho, em Vilar do Paraíso, Gaia, durante quinze anos.

Deixando o trabalho por invalidez, passa a dedicar-se à sua paixão, o futebol. A partir do início da década de 1990, a sua figura começa a fazer parte do mundo da bola, quando passou a surgir atrás dos repórteres televisivos sempre que havia um grande jogo de futebol ou outro grande evento mediático.

Celebrizou-se pelo chavão «o meu pai é o Pinto da Costa e a minha mãe é o Vítor Baía» e por recitar os nomes de todas as estações de metro do Porto, desde o Estádio do Dragão à Póvoa de Varzim.

Fervoroso adepto do FC Porto, é sócio de pelo menos mais quatro clubes (Boavista FC, Leça FC, A. Académica e Rio Ave FC), consequência das simpatias que foi granjeando.

Fernando dos Santos encontrou assim um meio de subsistência, pois a fama conquistada permite-lhe pedir algum dinheiro, por fotos tiradas com outros adeptos.

As claques desportivas passaram a adoptá-lo como mascote e encarregam-se de o transportar para os diferentes palcos desportivos, fazendo multiplicar-se as histórias caricatas.

A sua popularidade garante-lhe, também, muitas entradas em estádios e outros espectáculos.

A notabilidade do “Emplastro” fez com que fosse convidado para programas de televisão, nomeadamente o “Herman SIC”, após o qual Herman José lhe ofereceu uma prótese dentária, que passou a exibir garbosamente.

Chegou ainda a aparecer no programa “Ridiculousness”, da MTV, que mostrou o momento insólito em que o repórter Miguel Guerreiro, da SIC, lhe passou o microfone e inverteu os papéis, colocando-se na posição de “Emplastro”.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...