terça-feira, 12 de abril de 2022

12 DE ABRIL - IGOR VOLK

EFEMÉRIDE - Igor Petrovitch Volk, cosmonauta soviético, nasceu em Zmiiv no dia 12 de Abril de 1937. Morreu em Varna, em 3 de Janeiro de 2017.

Seleccionado para treinos em Julho de 1980, com 43 anos, foi ao espaço em 17 de Julho de 1984, integrando a tripulação da Soyuz T-12, para doze dias de missão na estação Salyut 7.

Volk foi chefe dos treinos de cosmonautas, para o programa soviético Buran, baseado no ónibus espacial da NASA. Com o cancelamento do projecto, veio a ser director-adjunto de testes de voo no Instituto de Pesquisa de Voo Gromov e vice-presidente da Fédération Aéronautique Internationale, antes de sua aposentadoria em 1996.

Como reconhecimento pelas suas contribuições para a aeronáutica russa, como piloto de testes e cosmonauta, foi condecorado como Herói da União Soviética.

Volk também era inventor e planeava a criação de um carro-voador para quatro pessoas, chamado Lark-4, que descolaria e aterraria a apenas 45 km/h numa pista de apenas 27 m de comprimento, consumindo 11 litros de combustível em cada 100 km, numa velocidade de cruzeiro de 637 km/h. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...