terça-feira, 5 de abril de 2022

5 DE ABRIL - SONNY CARTER

EFEMÉRIDE - Manley Lanier “Sonny Carter Jr.,  aviador naval, piloto de testes, médico, químico e astronauta norte-americano, morreu em Brunswick no dia 5 de Abril de 1991. Nascera em Macon, em 15 de Agosto de 1947.  

Formado em Química e Medicina, serviu como médico no Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos e fez o curso de piloto da Marinha, formando-se em 1978.

Serviu como oficial médico a bordo do porta-aviões USS Forrestal e, posteriormente, como piloto de McDonnell Douglas F-4 Phantom II com os Fuzileiros.

Em Setembro de 1982, cursou a Escola de Armas de Caças da Marinha, os TOPGUN, passando a servir como piloto na Carolina do Norte. Em 1984, graduou-se como piloto de testes após cursar a prestigiosa Escola de Pilotos de Teste Navais dos Estados Unidos. Acumulou na carreira militar mais de 3 000 horas voo e mais de 160 pousos em porta-aviões.

Seleccionado para o curso de astronautas da NASA em 1984, qualificou-se em 1985 como especialista de missão para futuros voos no ónibus espacial. Foi ao espaço em 22 de Novembro de 1989, a bordo da STS-33 Discovery, uma missão de cinco dias com carga secreta para o Departamento de Defesa dos Estados Unidos.

Carter morreu quando viajava num voo comercial ao serviço da NASA, no desastre aéreo do voo Atlantic Southeast Airlines 2311 em Abril de 1991: o avião caiu na cidade de Brunswick, Geórgia; era uma aeronave EMB 120 da Atlantic Southeast Airlines. Estava escalado para integrar a tripulação da missão STS-42 Discovery, lançada nove meses depois, em 22 de Janeiro de 1992. O seu nome foi dado a uma instalação de treino de astronautas no Centro Espacial Lyndon B. Johnson.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...