quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

21 DE FEVEREIRO - CHUCK PALAHNIUK


EFEMÉRIDE – Charles Michael “ChuckPalahniuk, jornalista e escritor norte-americano de ascendência ucraniana, nasceu em Pasco, Washington, no dia 21 de Fevereiro de 1962. O seu trabalho mais popular é “Clube de Combate”, que foi adaptado ao cinema em 1999.
Aos 20 anos, estudou jornalismo na Universidade de Oregon, obtendo o respectivo diploma em 1986. Jornalista de profissão, Palahniuk foi também lutador amador, camionista e até mecânico de automóveis. O pai foi assassinado com a namorada pelo ex-marido dela. Quando era adolescente, o avô suicidou-se após matar a mulher.
Os personagens, nas obras de Palahniuk, são indivíduos que, de uma forma ou de outra, foram marginalizados pela sociedade, frequentemente reagindo com agressividade autodestrutiva. O escritor lê pouca ficção. Para escrever as suas obras é influenciado, principalmente, por pensadores do século XX. As narrativas nos livros de Palahniuk começam, não raramente, pelo seu fim cronológico, com o protagonista a recontar os eventos que conduziram ao ponto que forma o princípio da obra. Frequentemente, há um ponto de viragem da história, na forma de uma revelação inesperada perto do fim. O estilo de Palahniuk é caracterizado pelo uso e repetição de frases curtas plenas de humor cínico ou irónico. O autor gosta de descrever o seu estilo como Ficção Transgressional.
Em Setembro de 2003, foi entrevistado por Karen Valby, repórter do “Entertainment Weekly”. Durante a entrevista, de boa fé, Palahniuk deu informações referentes ao seu parceiro. Até então, muitos julgavam que ele era casado com uma mulher, mas - na verdade - Palahniuk estava a viver com o seu namorado. Algum tempo depois, Palahniuk chegou a acreditar que a jornalista Valby ia publicar esta informação na entrevista, sem o seu consentimento. Em resposta, fez uma gravação de áudio com raiva e colocou-a no seu web site, não só revelando que era gay, mas também fazendo comentários pouco abonatórios sobre a entrevistadora e um membro da sua família. Os temores de Palahniuk acabaram por se revelar infundados, pois Valby não revelou nada sobre a sua vida pessoal, afirmando apenas que era solteiro. A gravação foi mais tarde removida do site, fazendo com que alguns fãs acreditassem que Palahniuk estava envergonhado pela sua homossexualidade. Porém, segundo a webmaster do site, a gravação não foi removida por causa das declarações a respeito da sua sexualidade, mas por causa das declarações negativas sobre a repórter.
Palahniuk é hoje em dia abertamente gay, o seu parceiro não está identificado e estão juntos há mais de vinte anos.
Os direitos cinematográficos de “Survivor” (“Sobrevivente”) foram vendidos, mas nenhum estúdio se empenhou na adaptação do romance, pois depois dos ataques ao Pentágono e ao World Trade Center em 11 de Setembro, os estúdios de cinema consideraram o romance demasiado controverso, já que o protagonista sequestrava um avião e decidia matar-se.
Em 2003, foi realizado - por membros do site oficial do autor - um documentário em filme sobre a sua vida, chamado “Postcards from the Future: The Chuck Palahniuk Documentary”.
Durante a ComicCon de São Diego, em 2013, Chuck anunciou a continuação de “Clube de Combate”, romance amplamente conhecido devido à sua versão cinematográfica.
Chuck Palahniuk foi voluntário na assistência aos sem-abrigo, em hospícios, e a doentes em fase terminal.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...