EFEMÉRIDE - Maurice Alain
Farman, ciclista, piloto de automóveis e
de aviões e pioneiro da aviação francês, morreu em Paris no dia 25 de Fevereiro
de 1964. Nascera na mesma cidade em 21 de Março de 1877. Filho de pais britânicos,
ele e os seus irmãos Dick e Henry tiveram destaque como pioneiros da aviação na
Europa.
Farman foi campeão de ciclismo com o irmão Henry. Depois, começou a participar em corridas de automóveis com um Panhard, ganhando em 1901 o Grande Prémio de Pau, a primeira corrida a ser chamada ‘Grande Prémio’. Em Maio de 1902, ganhou o Circuit du Nord, de Paris à Arras (ida e volta). Também competiu na corrida Paris - Viena daquele ano, vencida por Marcel Renault. Em breve, porém, o seu interesse se voltaria para a aviação e, em 1908, comprou um biplano Voisin 4.
Em Dezembro de 1909, recebeu o brevet nº 65 de piloto-aviador do Aéro-Club de France. Realizou o mais longo voo até então, com uma extensão de 70 km, entre Versailles e Chartres. Em Junho de 1910, sofreu um acidente quando voava acompanhado por Georges Besançon, secretário geral do Aéro-Club. Em decorrência da queda, Farman sofreu escoriações e Besançon feriu-se no braço e na testa.
Não levou muito tempo para que Maurice Farman iniciasse a construção dos seus próprios aviões com a empresa Farman, fundada em 1908. Quatro anos mais tarde, criou uma companhia aérea, a Lignes Aériennes Farman, que depois de várias alterações de capital e societárias, deu origem à Air France.
Farman, que era comendador da Legião de Honra, publicou em 1896 um trabalho sobre aeronáutica,” Les Merveilles aériennes”. Faleceu em 1964, sendo sepultado no cemitério Père-Lachaise.
Farman foi campeão de ciclismo com o irmão Henry. Depois, começou a participar em corridas de automóveis com um Panhard, ganhando em 1901 o Grande Prémio de Pau, a primeira corrida a ser chamada ‘Grande Prémio’. Em Maio de 1902, ganhou o Circuit du Nord, de Paris à Arras (ida e volta). Também competiu na corrida Paris - Viena daquele ano, vencida por Marcel Renault. Em breve, porém, o seu interesse se voltaria para a aviação e, em 1908, comprou um biplano Voisin 4.
Em Dezembro de 1909, recebeu o brevet nº 65 de piloto-aviador do Aéro-Club de France. Realizou o mais longo voo até então, com uma extensão de 70 km, entre Versailles e Chartres. Em Junho de 1910, sofreu um acidente quando voava acompanhado por Georges Besançon, secretário geral do Aéro-Club. Em decorrência da queda, Farman sofreu escoriações e Besançon feriu-se no braço e na testa.
Não levou muito tempo para que Maurice Farman iniciasse a construção dos seus próprios aviões com a empresa Farman, fundada em 1908. Quatro anos mais tarde, criou uma companhia aérea, a Lignes Aériennes Farman, que depois de várias alterações de capital e societárias, deu origem à Air France.
Farman, que era comendador da Legião de Honra, publicou em 1896 um trabalho sobre aeronáutica,” Les Merveilles aériennes”. Faleceu em 1964, sendo sepultado no cemitério Père-Lachaise.
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