domingo, 12 de março de 2017

12 DE MARÇO - VALERIO BACIGALUPO

EFEMÉRIDE Valerio Bacigalupo, futebolista italiano que jogava como guarda-redes, nasceu em Vado Ligure no dia 12 de Março de 1924. Morreu em Superga, em 4 de Maio de 1949. Atingiu grande destaque no Torino FC, onde jogou durante quatro anos.
Fez parte do “Grande Torino”, como ficou conhecida a sua equipa, considerada uma das melhores da história e cujos atletas morreram tragicamente no acidente aéreo de Superga.
Após defender o Savona FC (clube onde iniciou a carreira em 1942/43) e o Genoa CFC em 1943/44 (participou em 20 partidas por cada um), Bacigalupo assinou com o Torino por 160 mil liras italianas. O seu irmão mais velho, Manlio, que também era guarda-redes, foi decisivo para que Valerio, então com 21 anos, escolhesse o Torino, acreditando que esta equipa ganharia maior projecção nos anos seguintes.
Entre 1945 e 1949, Bacigalupo envergou a camisa do Torino em 147 jogos. Em sua homenagem, o estádio da cidade de Savona, onde Valerio iniciou a carreira, foi baptizado com o seu nome.
Bacigalupo defendeu a selecção de Itália em cinco oportunidades, estreando-se contra a Checoslováquia, em Dezembro de 1947. Era um nome praticamente certo na lista de convocados para o Mundial de 1950. A base da selecção transalpina era, na época, a equipa do Torino. Dos dezoito mortos no acidente, nove eram convocados regularmente para a selecção.
Foi Campeão de Itália quatro vezes consecutivas (1945/46 a 1948/49). O acidente deu-se quando a equipa regressava de Lisboa, onde tinha vindo disputar um jogo de homenagem a Francisco Ferreira, capitão da equipa do SL Benfica de então.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...