domingo, 26 de março de 2017

26 DE MARÇO - AUGUSTO MACHADO

EFEMÉRIDEAugusto de Oliveira Machado, compositor, professor e director de teatro português, morreu em Lisboa no dia 26 de Março de 1924. Nascera na mesma cidade em 27 de Dezembro de 1845.  
Os seus primeiros estudos musicais decorreram em Lisboa, com Joaquim Casimiro, Emílio Daddi e João Guilherme Daddi. Seguiu mais tarde para uma primeira estadia em Paris, onde estudou com Lavignac.
Em 1869, apresentou o seu ballet “Zefiretto” no Teatro Nacional de São Carlos em Lisboa. No ano seguinte, estreou a opereta “Sol de Navarra” no Teatro da Trindade. Estes acontecimentos, porém, passaram quase despercebidos.  
Voltou à capital francesa, onde estudou com Lavignac e Dannhauser, tendo conhecido Camille Saint-Saëns e Jules Massenet, que influenciaram o seu trabalho, designadamente na ópera “Lauriane” que estreou com grande sucesso em 1883, no Grand Théâtre de Marseille. Houve ainda apresentações em Lisboa, no Teatro de São Carlos (1884), e no Teatro Lírico do Rio de Janeiro (1886).
Em Lisboa, compôs várias óperas e também a ode sinfónica “Camões e os Lusíadas”, comemorando o 300º aniversário da morte do grande poeta português.
Augusto Machado pertenceu ao círculo de Batalha Reis e Eça de Queiroz, acreditando-se que tenha servido de modelo a uma personagem no livro “Os Maias” – a do músico Vitorino Cruges.
Foi director do Teatro Nacional de São Carlos (1889/92) e desenvolveu intensa actividade ligada ao ensino, como professor de Canto na Escola de Música do Conservatório Nacional (1901/10).
Parte do espólio musical de Augusto Machado foi oferecida, em Julho de 2009, à Biblioteca Nacional de Portugal, onde pode ser consultada.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...