EFEMÉRIDE
– Frederick Henry Royce, pioneiro inglês da indústria
automobilística, nasceu em Alwalton no dia 27 de Março de 1863. Morreu em West Wittering , em 22
de Abril de 1933.
Juntamente
com Charles Rolls, foi co-fundador – em 1904 – da Rolls-Royce, prestigiada
marca de automóveis de luxo. Em 1991, foi incluído no Automotive Hall of Fame.
Nasceu
num família modesta, sendo o maia novo de cinco irmãos. Desde criança, apaixonou-se
pelo funcionamento mecânico do moinho de águia do pai.
Em
1873, com dez anos, foi vendedor de jornais em Londres. Depois ,
empregou-se como aprendiz de mecânica nos estaleiros de uma das primeiras
companhias de caminhos-de-ferro britânica, a Great Northern Railway em Peterborough. De
forma autodidacta, aprendeu os princípios fundamentais da mecânica. Passou a
trabalhar numa fábrica de ferramentas de Leeds, onde rapidamente se tornou
formador.
Em
1882, com dezanove anos, foi atraído por uma invenção – a electricidade – e
conseguiu emprego numa das primeiras companhias eléctricas de Inglaterra. Quatro
anos depois, decepcionado pela falta de evolução e com a qualidade técnica da
empresa, fundou a sua própria sociedade em Manchester – a Cook Street,
para fabricar material electromecânico: geradores, dínamos e equipamentos
eléctricos para fábricas. Este material adquiriu grande notoriedade pela sua «qualidade-fiabilidade-segurança»
e assegurou-lhe sucesso comercial em todo o país.
No
princípio dos anos 1900, uma nova invenção excitou a sua curiosidade – o
automóvel. Comprou um Decauville em 2ª mão, para se deslocar até ao
local de trabalho. Ficou decepcionado, porque arrancava mal, sobreaquecia, era barulhento,
pouco potente, vibrava por todo o lado, era difícil de manejar e inconfortável,
avariava frequentemente…
Em
1902, fundou a Royce Company em Manchester e fabricou a sua primeira
viatura – estética, luxuosa, robusta, fiável, silenciosa, confortável, sem
vibrações e com arranque seguro. Royce alcançou assim uma excelente e unânime
reputação em toda a Inglaterra.
Em
Maio de 1904, Charles Rolls, piloto pioneiro do desporto automóvel e importante
importador de automóveis europeus, descontente com o fraco nível das viaturas da
época, procurou Henry Royce, de quem toda a gente falava. Os ensaios foram
promissores e, desde logo, se comprometeu a comercializar o automóvel.
Em
Dezembro, os dois associaram-se e juntaram as suas empresas numa só (Rolls-Royce),
atraindo os automobilistas de elite e os aristocratas. Eram viaturas mais
caras, mas também as melhores do mundo e que impuseram um respeito universal.
Apesar
da notoriedade e da fortuna, Henry ficava fechado, no seu atelier de mecânica,
dezasseis horas por dia até ao esgotamento, à procura de melhorias, num desejo
insaciável e maníaco de perfeição. Os artistas da empresa chamavam-lhe carinhosamente
“Papá Royce”. As viaturas Rolls-Royce foram apresentadas por todo
o lado e conquistaram numerosos troféus.
Charles
Rolls afirmou certa vez : «Como me limito a estar sentado e a esperar
que a viatura corte a meta, o mérito deve ir inteirinho para Henry Royce que é
o seu desenhador e construtor». Rolls acabou por morrer durante um meeting
aéreo, nove dias depois de ter batido o recorde da travessia da Mancha em
avião.
Em
1914, foi criada a Rolls Royce (aviação). Já nos anos 2000, ela
era o segundo fabricante mundial de motores de avião, logo após a General
Electric.
Em
1931, a empresa Rolls-Royce comprou e fundiu-se com a Bentley, o
seu mais importante concorrente industrial e desportivo. Na actualidade, as
viaturas são fabricadas em Goodwood, próximo do local em que Henry Royce
faleceu.
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