sábado, 25 de março de 2017

25 DE MARÇO - LUCIANO DOS SANTOS

EFEMÉRIDELuciano Pereira dos Santos, pintor e professor que pertenceu à segunda geração de modernistas portugueses, nasceu em Setúbal no dia 25 de Março de 1911. Morreu em Lisboa, em 13 de Dezembro de 2006.
Em Maio de 1918, por falecimento dos pais, ingressou no Orfanato Municipal Sidónio Pais, onde fez a instrução primária. De 1924 a 1929, estudou na Escola Industrial Gil Vicente e na Escola Industrial e Comercial João Vaz, também em Setúbal.
Em Agosto de 1929, realizou a primeira exposição de pintura e desenho no Cineteatro Luísa Todi. Neste mesmo ano, fundou o Grupo Alma Nova, juntamente com Celestino Alves, Álvaro Perdigão e Carlos Alberto. Este grupo setubalense viria a fazer a sua primeira exposição de artes plásticas, no Liceu Bocage, em 1930.
Ingressou, igualmente em 1930, no curso de pintura da Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa (ESBAL), que concluiu em 1937. Durante o seu tempo de estudante, beneficiou de várias bolsas da Câmara Municipal de Setúbal e da Junta Geral do Distrito de Setúbal e de uma pensão da ESBAL (1934).
Foi professor do ensino técnico profissional nas Escolas Industriais de João Vaz, em 1939/1940 (Setúbal), Machado de Castro em 1940/41 (Lisboa) e Afonso Domingues em 1941/45 (Lisboa), dedicando-se, a partir de então, exclusivamente às artes plásticas.
Em 1951, foi bolseiro do Instituto para a Alta Cultura em várias localidades de França, Bélgica e Holanda.
Fez diversas exposições individuais em Portugal (Lisboa, Porto, Coimbra, Guimarães, Amarante, Alcobaça, Santo Tirso, Setúbal, etc.) e em Espanha (Madrid, Barcelona e Palma de Maiorca). Participou em dezassete Exposições de Arte Moderna do S.P.N./S.N.I..
A sua obra integrou a Exposição sobre a Arte Portuguesa da década de 1940 organizada pela Fundação Calouste Gulbenkian (1982).
Por iniciativa da Câmara Municipal de Setúbal, realizou-se em 1992 uma exposição retrospectiva da sua obra no Salão Nobre dos Paços do Concelho/Convento de Jesus. Em 1993, foi realizada nova exposição retrospectiva, pelo Instituto Português do Património Arquitectónico e Arqueológico/Museu de Alcobaça, na Ala Sul do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça. Em 2011, foram organizados, pela edilidade setubalense, vários eventos e exposições comemorativos do centenário do seu nascimento.
Encontra-se representado em múltiplas colecções públicas e particulares, não só em Portugal como no estrangeiro. Recebeu inúmeros prémios e homenagens, tanto em vida como postumamente. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...