quinta-feira, 9 de março de 2017

9 DE MARÇO - ANDRÉ COURRÈGES

EFEMERIDE – André Courrèges estilista francês, nasceu em Pau no dia 9 de Março de 1923. Morreu em Neuilly-sur-Seine, em 7 de Janeiro de 2016.
Engenheiro civil por formação, o que o atraía era o desenho e a arquitectura. Instalou-se em Paris logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, seguindo diversos cursos na Escola da Câmara Sindical da Costura.
Trabalhou com o costureiro Balenciaga, nos anos 1950, aprendendo novas técnicas. Fundou depois a sua própria casa de alta-costura em 1961. Em 1964, lançou a colecção “Space Age” que foi um sucesso mundial.
Em 1965, a sua colecção revolucionou a alta-costura, contribuindo para o sucesso da minissaia (iniciado por Mary Quant, em Londres) e para o uso de calças pelas senhoras. Courrèges idealizava peças mais curtas e materiais e formas inovadoras, como as suas botas e roupas em PVC. Destacou-se no uso do branco, não negligenciando porém as cores contrastantes.
Em 1972, foi convidado para criar os uniformes oficiais para os Jogos Olímpicos de Munique. No mesmo ano, lançou o seu primeiro perfume, “Empreinte”.
No meio da década de 1990, sentindo-se doente, reformou-se e nomeou a sua mulher como directora artística da empresa. Era casado, desde 1967, com Coqueline, sua assistente desde os tempos de Balenciaga.
Em 2002, André Courrèges decidiu consagrar-se a outros projectos, como a pintura, a escultura e os automóveis não poluentes, criando uma filial – a Courrèges Énergie.
Em 2011, a sua marca foi vendida a dois investidores, Frédéric Torloting e Jacques Bungert, executivos da agência de publicidade Young & Rubicam.
 Atingido pela doença de Parkinson desde o fim dos anos 1980, faleceu em 2016, com 92 anos de idade.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...