sábado, 1 de dezembro de 2018

1 DE DEZEMBRO - REX STOUT


EFEMÉRIDE - Rex Todhunter Stout, escritor norte-americano, especialmente conhecido por ter criado a personagem do detective privado Nero Wolfe, nasceu em Noblesville no dia 1 de Dezembro de 1886. Morreu em Danbury, em 27 de Outubro de 1975.
Pouco depois do seu nascimento, os pais mudaram-se com os seus nove filhos para o estado do Kansas. O pai era professor e encorajou-o a ler, de tal modo que, por volta dos quatro anos de idade, Rex já tinha lido a “Bíblia” inteira duas vezes. Estudou na Universidade do Kansas. De 1906 a 1908, serviu na Marinha dos Estados Unidos (prestou serviço no iate do presidente Roosevelt) e, durante os quatro anos seguintes, trabalhou em cerca de treze empregos diferentes em seis estados. Foi paquete num escritório, empregado de loja, guarda-livros e gerente de hotel. Esporadicamente, vendia poemas, histórias e artigos para diversas revistas, entre as quais o “All-Story Magazine”.
Em 1916, devido à invenção de um sistema bancário escolar, ganhou dinheiro suficiente para lhe permitir extensas viagens pela Europa. Tratava-se de um sistema de registo de poupanças efectuadas pelos alunos, pelas quais recebiam royalties, e que foi adoptado em cerca de 400 instituições de ensino dos Estados Unidos.
Casou-se com Fay Kennedy em 1916, de quem se viria a separar em 1933, casando-se no mesmo ano com Pola Hoffman. Em 1929, em Paris, escreveu o seu primeiro livro, “How Like a God”. Após escrever mais três romances bem sucedidos, regressou aos Estados Unidos e começou uma carreira literária que incluiu romances policiais, contos e ficção científica.
O detective Nero Wolfe surgiu pela primeira vez no romance “Fer-de-Lance” (“Picada Mortal”), inicialmente publicado em fascículos no jornal “The Saturday Evening Post”, sendo posteriormente editado em livro (1934). O livro “The League of the Frightened Men” (“A Liga dos Homens Assustados”), publicado em 1935, foi adaptado ao cinema (1937). Ainda em 1937, criou a personagem Dol Bonner, uma detective privada, que viria a protagonizar diversos outros livros de Rex Stout.Durante a Segunda Guerra Mundial, interrompeu os seus escritos e integrou a Fight for Freedom Organization. Foi presidente do Author's Guild e dos Mystery Writers of America. Em 1959, recebeu o Grand Master Award desta última organização. Stout foi activista em causas liberais e ignorou uma intimação da Comissão das Actividades Antiamericanas, no auge da era McCarthy. Anos mais tarde, perdeu muitos amigos liberais devido à sua posição a favor da intervenção dos Estados Unidos na guerra do Vietname.
Escreveu mais de 70 romances policiais, 46 dos quais com Nero Wolfe, detective excêntrico e obeso, gourmet e grande apreciador de cerveja, cujo companheiro, o intrépido Archie Goodwin, o ajudava na resolução dos crimes. Após a morte de Stout, o escritor Robert Goldsborough continuou as aventuras de Nero Wolte, a partir do final dos anos 1980.
Nero Wolfe foi representado no cinema entre as décadas de 1930 e 1980. Em 1981, Nero Wolfe, representado por William Conrad, deu título a uma série de televisão de 14 episódios produzida pela Paramount Television e transmitida pela National Broadcasting Company (NBC), tendo sido nomeada para dois prémios Emmy. Em 2001, foi iniciada uma série televisiva, com Maury Chaykin no papel de Nero Wolfe, e Timothy Hutton, representando Archie Goodwin. Esta série, sob o título genérico “A Nero Wolfe Mystery”, foi produzida pela A&E, que transmitiu 29 episódios em duas temporadas, tendo sido nomeada para quatro prémios de diversas instituições.
Uma associação de fãs de Stout e de Wolfe, designada The Wolfe Pack, organiza eventos para os leitores, incluindo discussões bimensais sobre os livros e um congresso e banquete anual em Nova Iorque. Publica também a revista semestral “Gazette”.
Em 2000, o conjunto das aventuras de Nero Wolte recebeu o prémio de melhor série policial, sendo que entre os outros candidatos estavam Raymond Chandler, Agatha Christie, Dashiell Hammett e Dorothy Sayers.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...