terça-feira, 11 de dezembro de 2018

11 DE DEZEMBRO - RITA MORENO


EFEMÉRIDE - Rita Moreno, de seu verdadeiro nome Rosita Dolores Alverío, cantora, dançarina e actriz porto-riquenha, nasceu em Humacao no dia 11 de Dezembro de 1931. Durante a sua carreira, iniciada quando tinha apenas treze anos de idade, tornou-se a primeira mulher e a única artista porto-riquenha a vencer um Emmy, um Grammy, um Oscar e um Tony, os quatro maiores prémios dos Estados Unidos.
Mudou-se para Nova Iorque com a mãe, quando tinha cinco anos de idade. Aos onze, iniciou -se profissionalmente na dobragem de filmes norte-americanos para espanhol. Aos treze. começou a actuar nos palcos da Broadway, como Angelina, em “Skydrift”. O seu papel na peça chamou a atenção dos ‘caça-talentos’ de Hollywood e logo ela passou para o cinema, fazendo pequenas participações em filmes como “Singin' in the Rain” de 1952. Mais tarde, declarou ter odiado os papéis que conseguiu durante este período.
O seu primeiro papel de grande destaque foi como Toptim, uma das esposas do rei Mongkut do Sião, em “The King and I”, adaptação cinematográfica de 1956 do musical homónimo de Richard Rodgers e Oscar Hammerstein. Em 1961, interpretou Anita no musical “West Side Story”, de Leonard Bernstein e Stephen Sondheim. O filme rendeu-lhe o Oscar de Melhor Actriz coadjuvante.
Em Junho de 1965, casou-se com Leonard Gordon, que até hoje é seu marido e agente. Os dois têm uma filha. Em 1971, Rita Moreno teve um papel de relevo no filme “Carnal Knowledge”. Participou também no programa infantil da PBS, intitulado “The Electric Company”, onde interpretava três personagens, e em alguns episódios de “The Muppet Show”. Em 1975, recebeu o Tony de Melhor Actriz pelo seu desempenho na peça “The Ritz”, de Terrence McNally.
Durante este período, teve igualmente participações especiais em programas de televisão de sucesso, como “The Rockford Files”, “The Love Boat”, “The Cosby Show”, “Law & Order: Criminal Intent”, “The Golden Girls” e “Miami Vice”. Também fez parte do elenco fixo da série “Nine to Five”, baseada no bem-sucedido filme homónimo. Um dos seus últimos papéis de destaque na televisão foi na controversa série “Oz”, exibida pelo canal pago HBO.
Entre 2007 e 2008, a actriz fez parte do elenco fixo da série “Cane”. Desde 2017, integra o elenco principal da série “One Day at a Time”.
Desde 1995, tem uma estrela no célebre Walk of Fame. Recebeu o doutoramento honoris causa em Maio de 2016, do Berklee College of Music. (Hollywood).

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...