domingo, 16 de dezembro de 2018

16 DE DEZEMBRO - PIERRE DELANOË


EFEMÉRIDE - Pierre Delanoë, de seu verdadeiro nome Pierre Charles Marcel Napoléon Leroyer, compositor-letrista francês, nasceu em Paris no dia 16 de Dezembro de 1918. Morreu em Poissy, em 27 de Dezembro de 2006. Escreveu letras para dezenas de intérpretes, como Édith Piaf, Charles Aznavour e Johnny Hallyday.  
Delanoë estudou Direito e trabalhou como inspector de impostos. No pós-Guerra, encontrou Gilbert Bécaud e entrou na carreira de compositor. Alguns dos principais cantores franceses tiveram no seu repertório obras de Delanoë, como Michel Sardou, Nicole Rieu e Joe Dassin.
Pierre Delanoë escreveu mais de 5 000 canções. Fez letras para intérpretes tão diferentes como Bécaud (“Nathalie”, “Et maintenant”), Dalida (“Laissez-moi danser”), Michel Sardou (“Être une femme”, “Vladimir Ilitch”), Joe Dassin (“L'Été indien”, “Les Champs-Élysées”) ou Nana Mouskouri (“L'Amour en héritage”), entre muitos outros.
Era director de programas da estação de rádio Europe 1, quando esta foi criada em 1955, e presidente da Sociedade de Autores, Compositores e Editores de música por 3 vezes, sendo depois seu presidente honorário.  
Em 1958, a França ganhou pela primeira vez o concurso da Eurovisão, graças à canção “Dors mon amour”, interpretada por André Claveau e escrita por Pierre.
Com “Le Bal des Laze”, para Michel Polnareff, Pierre Delanoë mostrou - em 1968 - a sua capacidade em entrar no universo musical de um artista e servir-se do seu registo vocal.
O autor adaptou em francês diversas comédias musicais, como “Godspell” em 1971, uma obra de Stephen Schwartz. Escreveu também a canção do genérico final do filme “Le Tueur”.
Recebeu, em 1997, o Grande Prémio dos Poetas outorgado pela Sociedade de Autores, Compositores e Editores de música. Morreu aos 88 anos, vítima de crise cardíaca.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...