terça-feira, 4 de dezembro de 2018

4 DE DEZEMBRO - MARIA GADÚ


EFEMÉRIDE - Maria Gadú, de seu verdadeiro nome Mayra Corrêa Aygadoux, cantora, compositora e violonista brasileira de Música Popular, nasceu em São Paulo no dia 4 de Dezembro de 1986.
Foi atraída para a prática musical ainda na infância. Aos 7 anos, já gravava músicas em cassetes. Teve poucos meses de aulas de violão, longe do necessário para ler as partituras, mas o suficiente para criar as suas próprias canções. Fez, desde os 13 anos, shows em bares e festas de família.
Mudou-se para o Rio de Janeiro no início de 2008, começando a tocar em bares da Barra da Tijuca e da Zona Sul. A sua carreira passou a estar em ascensão, ao despertar a atenção de famosos ligados ao meio musical, como Caetano Veloso e Milton Nascimento, entre outros.
Maria Gadú ganhou destaque ao interpretar “Ne me quitte pas”, de Jacques Brel, para o realizador Jayme Monjardim, que estava em fase de pré-produção da mini-série “Maysa: Quando Fala o Coração”. Maysa, cantora e mãe do realizador, fizera muito sucesso nas décadas de 1950/60, cantando, entre outras, aquela canção. A versão de Gadú foi logo incluída na banda sonora da mini-série, que se estreou em Janeiro 2009 e na qual a cantora ainda fez uma participação especial como actriz.
No início de 2009, aos 22 anos de idade, Maria Gadú já preparava o seu primeiro álbum, homónimo, lançado pela etiqueta SLAP, da gravadora Som Livre. Além disso, iniciou uma temporada de shows no Cinemathèque, no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro. Após o lançamento do álbum em meados de 2009, a cantora rapidamente ganhou espaço na imprensa brasileira. A canção “Shimbalaiê”, a sua primeira composição aos 10 anos de idade, foi incluída na banda sonora de mais uma produção da TV Globo, desta vez em horário nobre, a novela “Viver a Vida”.
Ne me quitte pas” foi regravada e, juntamente com “A história de Lilly Braun”, está na banda sonora da mini-série “Cinquentinha”, de Aguinaldo Silva. Em Agosto de 2011, Maria Gadú participou no show de gravação do DVD de Chitãozinho e Xororó, em comemoração aos 40 anos de carreira da dupla. O evento foi realizado na Sala São Paulo, na capital paulista, e contou com a participação da Orquestra Sinfónica Bachiana, do maestro João Carlos Martins. Além de Gadú, participaram no evento Caetano Veloso, Alexandre Pires, Fafá de Belém, Jair Rodrigues, Fábio Jr. e os filhos de Xororó, Sandy e Júnior.
Maria Gadú participou num show do cantor e compositor sueco-americano Eagle-Eye Cherry realizado na Via Funchal, em São Paulo, em Janeiro de 2010. O show foi gravado para um DVD ao vivo do cantor. Também participou no CD e no DVD do álbum “N9ve”, da cantora e compositora Ana Carolina, cantando a música inédita “Mais que a mim”. A banda sonora do filme “Sonhos Roubados” teve a participação de Maria Gadú na faixa principal. A faixa homónima da longa-metragem saiu na internet em Abril e foi lançada para promover o filme.
Em 2010, recebeu duas nomeações para o Grammy Latino nas categorias Melhor Artista Revelação e Melhor Álbum de Cantor/Compositor. A cantora teve igualmente uma participação especial no álbum “Umbigobunker!?, do cantor e compositor carioca Jay Vaquer, na sexta canção do álbum, intitulada “Do Nada, me Jogaram aos Leões”.
Em Dezembro de 2011, Maria Gadú lançou o seu segundo álbum de estúdio, “Mais Uma Página”, cuja primeira música, “Axé Acappella”, de Dani Black e Luísa Maita, foi lançada como single e disponibilizada para download gratuito no site da cantora. O disco também traz a regravação de “Amor de índio”, música já interpretada pelo grupo Roupa Nova, e contou com a participação de Lenine e do cantor português Marco Rodrigues no tema “A Valsa”.
Em Junho de 2014, voltou a Portugal para dois concertos nos Coliseus de Lisboa e do Porto, que tiveram, como sempre, casas cheias. Gadú cantou os seus principais êxitos.
Em Março de 2015, publicou no seu Facebook oficial uma imagem informando o lançamento para breve do seu terceiro álbum em estúdio. No final de Abril do mesmo ano, a cantora confirmou, com efeito, o lançamento do seu novo disco, “Guelã”, ainda durante o ano de 2015. O primeiro single do disco foi lançado pela cantora em Maio de 2015 (“Obloco”).  Em virtude do sucesso com o disco “Guelã”, foi gravado um DVD em Agosto de 2016 no Centro Cultural São Paulo.
Maria Gadú, abertamente homossexual, casou-se com a produtora Lua Leça no dia 3 de Junho de 2017, numa cerimónia íntima. As duas já tinham assinado, num cartório, um acordo de união estável em Novembro de 2013.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...