domingo, 2 de dezembro de 2018

2 DE DEZEMBRO - ROBERTSON DAVIES


EFEMÉRIDE - William Robertson Davies, escritor, crítico, jornalista e professor canadiano, morreu em Toronto no dia 2 de Dezembro de 1995. Nascera em Thamesville, em 28 de Agosto de 1913.  É considerado um dos autores mais conhecidos e populares do Canadá.  Davies foi o fundador do Massey College, uma faculdade associada da Universidade de Toronto.
Cresceu num meio que privilegiava a leitura e os livros. O pai era proprietário de jornais e, como a mãe, eram leitores apaixonados. No que lhe dizia respeito, Robertson lia tudo o que lhe vinha parar às mãos. Durante a juventude, participou igualmente em produções teatrais, o que foi o seu primeiro contacto com o teatro, que o interessou durante toda a vida.
Estudou no Upper Canada College em Toronto (1926/1932) e continuou os estudos na Universidade Queen’s em Kingston (Ontário), entre 1932 e 1935. Na Queen’s, seguiu um programa especial que não levava à obtenção de qualquer diploma. Deixou depois o Canadá, para estudar no Balliol College, em Oxford, onde obteve um bacharelato em Literatura (1938). A sua tese, “Shakespeare's Boy Actors”, foi publicada no ano seguinte.
Começou por ser comediante na província, sempre em Inglaterra. Em 1940, apresentou-se em Londres com a companhia teatral Old Vic e realizou um trabalho literário para o director deste grupo. Nesse mesmo ano, casou com uma australiana que conhecera em Oxford e que trabalhava igualmente na Old Vic.
O casal voltou ao Canadá em 1940, tendo Davies aceitado o lugar de director literário da revista “Saturday Night Magazine”. Dois anos mais tarde, tornou-se chefe de redacção do jornal “Peterborough Examiner”, na pequena cidade de Peterborough, no nordeste de Toronto.
Foi chefe de redacção do “Examiner” em 1942/1955 e editor do mesmo jornal de 1955 a 1965. Simultaneamente com todas estas actividades, publicou 18 livros, escreveu peças de teatro (que montava) e artigos para revistas. “Eros at Breakfast”, de sua autoria, foi considerada a melhor peça canadiana, em 1948. 
Davies escrevia igualmente ensaios humorísticos para o jornal “Examiner” sob pseudónimo (“Samuel Marchbanks”) e publicados depois em livro (1947, 1949 e 1967), assinados com o mesmo pseudónimo.  Em 1985, os três livros foram agrupados num só, com anotações do autor e o título de “The Papers of Samuel Marchbanks”.
No mesmo período, participou activamente no lançamento de um festival de teatro que, na actualidade, se chama Stratford Festival of Canada.
Apesar da grande actividade em diversos domínios, foi como romancista que alcançou os maiores sucessos.
Em 1960, integrou os professores da University of Trinity College na Universidade de Toronto, onde ficou a ensinar Literatura até 1981. No ano seguinte, publicou uma recolha de textos sobre literatura, “A Voice From the Attic”.
Davies inspirou-se na psicologia de Jung para criar aquele que será talvez o seu melhor romance - “Fifth Business”, em 1970. Para o escrever, serviu-se também das suas próprias experiências, do seu interesse pela mitologia e pela magia, sem esquecer a infância passada numa pequena cidade. 
Tinha sonhado durante muito tempo escrever uma ópera e o sonho tornou-se realidade, quando escreveu o libreto de “The Golden Ass”. A Canadian Opera Company montou a ópera em 1999.
Robert Davies foi o primeiro canadiano a tornar-se membro de honra da Academia Americana das Artes e das Letras.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...