sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

14 DE DEZEMBRO - ROBERT PARKER


EFEMÉRIDE - Robert Allan Ridley Parker, astronauta norte-americano, nasceu em Nova Iorque no dia 14 de Dezembro de 1936.
Formado em Física e Astronomia, ensinava estas matérias na Universidade de Wisconsin-Madison, quando foi seleccionado como astronauta-cientista pela NASA, em 1967.
Durante as missões do Programa Apollo, serviu com as equipes de apoio aos astronautas das Apollo 15 e Apollo 17 e como cientista durante as três missões Skylab, nos anos 1970.
Em 28 de Novembro de 1983, foi ao espaço como especialista de missão da STS-9 Columbia, primeira missão da nave espacial com o Spacelab, que também levou ao espaço pela primeira vez um astronauta não-americano, o alemão Ulf Merbold. Em 2 de Dezembro de 1990, voou na sua segunda missão espacial, a bordo da STS-35 Columbia, que levou à órbita terrestre o ASTRO-1, um pequeno observatório composto de quatro telescópios.
Depois de passar cerca de quinze anos a trabalhar em cargos diversos de directoria na agência espacial, Parker retirou-se da NASA em 2005.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...