segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

10 DE DEZEMBRO - ED WOOD


EFEMÉRIDE - Edward “Ed” Davis Wood Júnior, actor, guionista, montador, realizador e produtor norte-americano de filmes de terror, de ficção científica e eróticos, morreu em Hollywood no dia 10 de Dezembro de 1978. Nascera em Poughkeepsie, no Estado de Nova Iorque, em 10 de Outubro de 1924.
Depois do ataque a Pearl Harbor em 1941, alistou-se nos marines e esteve nas frentes de combate. De regresso aos Estados Unidos em 1946, mudou-se para a Califórnia e começou a propor os seus serviços aos principais produtores de cinema. Acaba por obter a direcção de um projecto de adaptação ao cinema de um livro de Christine Jorgensen sobre a transsexualidade. Em breve, abandonaram o projecto, optando por qualquer coisa origina.  Wood escreveu então o guião e realizou “Glen or Glenda”.
Os seus trabalhos destacaram-se pela inventividade frente aos limitados recursos técnicos e orçamentários de que dispunha.
Wood foi responsável pelos últimos filmes de Bela Lugosi, o célebre intérprete do Conde Drácula, de quem o realizador era grande admirador e amigo.
Ed Wood foi considerado por muitos críticos o «pior cineasta de todos os tempos e do planeta inteiro». Apesar do descrédito por parte da crítica, os seus filmes acabavam por manter um certo ar humorístico, contando actualmente com uma legião de fãs. 
O filme de maior sucesso de Ed Wood foi rodado em 1956, sob o título de “Plano 9 do Espaço Sideral”, e lançado em 1959.
Ed Wood costumava trabalhar com actores caricatos como Tor Johnson (ex-lutador de luta livre, cuja face se tornou uma máscara popular nas festas de Halloween) e o místico Criswell. Wood tinha obsessão por Maila Nurmi, actriz finlandesa que usava o nome de “Vampira” num programa de TV que ela apresentava. Wood escreveu vários papéis para esta actriz, mas Maila só aceitou actuar em “Plan 9 From Outer Space”.
A maioria dos seus filmes não sendo rentáveis, Ed Wood mergulhou na depressão e no álcool.  Apesar de tudo, conseguiu sobreviver - nos anos 1960/70 - escrevendo romances, de horror ou eróticos. Realizou depois vários filmes pornográficos. Morreu aos 54 anos de complicações devidas ao alcoolismo.
Em 1994, Tim Burton realizou o filme “Ed Wood” com Johnny Depp no principal papel.  Apesar de um mau resultado comercial, a película foi aclamada pela crítica, antes de ser recompensada com dois Oscars.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...