sábado, 29 de dezembro de 2018

29 DE DEZEMBRO - CANARINHO


EFEMÉRIDE - Canarinho, de seu verdadeiro mome Aloísio Ferreira Gomes, humorista brasileiro, célebre pelas suas participações no programa “A Praça é Nossa”, do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), nasceu em Salvador no dia 29 de Dezembro de 1927. Morreu em Mogi das Cruzes, em 21 de Março de 2014.
Aloísio foi também apresentador do programa “Clube dos Artistas” (1950/51) e de outros, como o “Programa Show Canarinho” na TV Excelsior (década de 1960).
Era já cantor profissional em 1947, actuando na Rádio Excelsior da Bahia. Chegou a São Paulo em Dezembro de 1955, com o conjunto de samba do Internacional Russo do Pandeiro.
Canarinho foi igualmente colunista de desporto no jornal “Folha da Manhã”. Ganhou notoriedade ao participar no programa humorístico denominado “Praça da Alegria”, em 1956, tornando-se um comediante repentista. Após sair deste programa, começou a fazer shows humorísticos.
Em seguida, foi um dos participantes no programa “Praça Brasil”. Integrou também a primeira versão da série “Sítio do Picapau Amarelo” exibida pela Rede Globo nos fins dos anos 1970 e até meados dos anos 1980, onde interpretava o personagem Garnizé.
Em 2003, voltou a participar no programa “Praça Brasil”. Afastado depois, por problemas de saúde, Canarinho já não actuava tanto como humorista. As suas últimas aparições aconteceram em 2013.
Canarinho veio a falecer de enfarte agudo do miocárdio no Hospital Santana, em Mogi das Cruzes, onde estava internado há cinco dias. O corpo foi cremado no dia seguinte, no Crematório da Vila Alpina, em São Paulo.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...