sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

28 DE DEZEMBRO - HUGH McDONALD


EFEMÉRIDE - Hugh John McDonald, baixista norte-americano da banda de hard rock Bon Jovi desde 1995, nasceu em Filadélfia no dia 28 de Dezembro de 1950. 
Começou a tocar baixo na adolescência, enquanto ouvia músicas de discos. Depois, os pais aconselharam-no a ter aulas de música, o que ele fez. Em 1980, Huey (como é chamado pelos mais íntimos) mudou-se de Cambridge, onde vivia há 6 anos, para Nova Iorque.
Começou a trabalhar no estúdio Power Station. Tocou na gravação de “Runaway” e a ligação com Jon Bon Jovi estava estabelecida, embora não de modo oficial. 
Foi contratado para tocar no álbum “Slippery When Wet” e, depois, actuou em todos os álbuns do grupo, apesar do seu nome nunca ser mencionado. Ele continuou a trabalhar também com outros artistas, como Michael Bolton, Cher, Alice Cooper, Mary McCaslin etc.. 
A sua relação com o Bon Jovi mudou, quando o baixista oficial (Alec John Such) saiu do grupo em 1994, contra a vontade de Jon Bom Jovi. Hugh foi convidado para se unir à banda num show beneficente de Natal e em performances na TV. Seguidamente, começou a fazer parte das tournées do grupo. Jon, porém, não queria substituir Alec oficialmente e o papel de Hugh ficou um tanto ou quanto confuso. Finalmente, teve total crédito para o seu trabalho no álbum “These Days” (e álbuns posteriores). Desde então, passou a fazer parte de todas as tournées da banda. 
No ano de 1996, Hugh casou-se com Nancy.  Em 1997, tocou no álbum a solo de Jon Bon Jovi, “Destination anywhere”, e saiu em nova tournée.
No final de 1998, Hugh uniu-se à Southside Johnny e aos Asbury Jukes, substituindo David Hayes. Após um ano de shows, saiu no Outono de 1999 para regressar ao Bon Jovi.  
Em 2002, Hugh e Nancy divorciaram-se. Em 2003, Hugh já apareceu com a sua nova namorada, Kelly Johnson.
Só em 2016, a partir do lançamento do disco “This House Is Not for Sale”, Hugh passou a ser considerado membro oficia da banda Bon Jovi. Em 2018, McDonald foi incluído no Rock and Roll Hall of Fame, como membro oficial   do grupo.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...