domingo, 9 de dezembro de 2018

9 DE DEZEMBRO - STAN RICE


EFEMÉRIDE - Stan Rice, professor universitário, poeta e pintor norte-americano, morreu em Nova Orleães no dia 9 de Dezembro de 2002.  Nascera em Dallas, em 7 de Novembro de 1942.
Era o marido da conhecida escritora Anne Rice. Conheceu-a numa escola de jornalismo em Richardson, tendo-se casada em Denton, em Outubro de 1961. Juntos, estudaram na North Texas State University em Denton, antes de se mudarem para San Francisco em 1962, para se inscreverem na San Francisco State University, onde ambos se licenciaram.
Rice foi professor de Inglês e Escrita Criativa na Universidade Estadual de San Francisco. Em 1977, recebeu o Prémio Edgar Allan Poe e, nos anos seguintes, também venceu o Prémio Henry Joseph Jackson e recebeu uma bolsa para escrever a partir do National Endowment for the Arts. Rice aposentou-se, após 22 anos de serviço como presidente do programa Escrita Criativa, bem como de director-adjunto do Centro de Poesia.
Foi a morte da sua primeira filha, Michele, aos seis anos, vítima de leucemia, que tornou Stan Rice num autor com livros publicados. O seu primeiro livro de poemas, publicado em 1975, tinha como base a doença da filha e a sua morte. Intitulou-o “Some Lamb”.
Foi ele que incentivou a esposa para sair do seu trabalho como garçonete, cozinheira, recepcionista e arrumadora de teatro, para se dedicar a tempo inteiro à literatura, tendo incentivado o filho, o futuro escritor Christopher Rice, a seguir igualmente uma carreira literária.
Escreveu para Anne vários poemas, que serviram de introdução ao seu livro “Queen of the Damned” (1988). Stan e a família mudaram-se posteriormente para o Garden District, em Nova Orleães, onde ele abriu a  Stan Rice Gallery.
As suas pinturas estão representadas nas colecções do Museu Ogden e no New Orleans Museum of Art. As Galerias de Arte da Southeastern Louisiana apresentaram uma exposição dos seus quadros, seleccionados em Março de 2005. Havia planos prospectivos em andamento, para expor também as suas obras em vários locais no México.
Stan. Rice morreu de cancro no cérebro, aos 60 anos de idade, assistido pelos seus familiares.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...