quarta-feira, 1 de abril de 2020

1 DE ABRIL - RUI NOGUEIRA SIMÕES


EFEMÉRIDE - Rui Manuel Nogueira Simões, engenheiro civil, empresário e dirigente associativo português, morreu em Lisboa no dia 1 de Abril de 2002. Nascera na Malveira em 9 de Janeiro de 1930. Foi vice-presidente (1990/2000) e presidente (2001/2002) da Confederação da Indústria Portuguesa (CIP). 
Casou em 1959 com Iolanda Maria de Vasconcelos Lima, com quem teve 6 filhos.  
Licenciado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico em 1958, iniciou a sua actividade profissional nos Serviços Hidráulicos do Estado, que trocou depois por funções na empresa especialista em fundações Sopecate, da qual viria a ser accionista e presidente do Conselho de Administração. Mais tarde, em 1970, constitui, com outros dois sócios, a empresa de construção civil Sotencil, da qual viria também a ser presidente. 
Foi empresário em diversas áreas de actividade (construção, hotelaria, imobiliário e indústria transformadora), mas foi às obras públicas que dedicou maior atenção. 
A Ordem dos Engenheiros atribuiu-lhe, em 2001, os títulos de Membro Conselheiro, a mais alta distinção profissional, e de especialista em Direcção e Gestão da Construção. 
Presidiu, desde 1988, à direcção da Associação de Empresas de Construção e Obras Públicas, de cuja fundação foi o principal impulsionador. Foi também o principal dinamizador da Federação Portuguesa da Indústria da Construção e Obras Públicas
Foi presidente do Instituto Técnico para a Indústria da Construção, membro do Conselho Superior de Estatística e dos Conselhos Consultivos do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, da Profabril e da Licenciatura em Engenharia Industrial do Instituto Superior Técnico. Ocupou durante mais de dez anos a vice-presidência da CIP e, no ano de 2001. foi eleito para o lugar de presidente. 
O seu grande empenhamento nas questões sociais levou-o ainda a aceitar desempenhar funções tão diversas como as de vice-presidente da Câmara Municipal de Mafra, membro da Assembleia Municipal de Lisboa, presidente da Assembleia Geral da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Mafra, vice-presidente a Associação Portuguesa para o desenvolvimento Económico e Cooperação, e vogal do Conselho Consultivo do Fórum para a Competitividade. 
Na comunicação social, integrou o conselho de opinião da RTP e foi, desde 1980, director do jornal regional de Mafra “O Carrilhão”, do semanário “Jornal da Construção” e da revista “Indústria da Construção”. 
Foi vice-presidente do Conselho Económico e Social, membro efectivo da Comissão Permanente para a Concertação Social e administrador não executivo do Instituto de Emprego e Formação Profissional. 
Rui Nogueira Simões marcou o movimento associativo em Portugal, ficando conhecido pela sua capacidade negocial e a sua habilidade em dialogar, contribuindo para o debate político, paralelamente à sua actividade empresarial, desenvolvendo acções relevantes nas áreas social e cívica. Sempre se caracterizou pela sua frontalidade, honestidade e empenho. 
Após a sua morte, a Câmara Municipal de Lisboa homenageou-o com a atribuição do seu nome a uma avenida na freguesia de São Domingos de Benfica - Avenida Rui Nogueira Simões. 
Também a Câmara Municipal de Mafra atribuiu o seu nome a uma rua em Mafra e a outra na Malveira, onde nasceu.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...