sábado, 25 de abril de 2020

25 DE ABRIL - GEORGE SANDERS


EFEMÉRIDE - George Sanders, actor britânico, morreu em Barcelona no dia 25 de Abril de 1972. Nascera em São Petersburgo, Rússia, em 3 de Julho de 1906. Filho de mãe russa e pai britânico, foi educado em Inglaterra (Brighton College) e, mais tarde. naturalizou-se inglês. 
Antes de ser actor, trabalhou no que pôde, mas em breve se estreou no teatro londrino e depois no cinema, ainda na década de 1930. O seu primeiro filme foi “Dishonour Bright” de 1936. 
Os seus principais sucessos no cinema aconteceram nos anos 1950, quando fez “A Malvada”, “Rebecca”, “Sansão e Dalila”, “Salomão e a Rainha de Sabá”, “O Retrato de Dorian Gray” e “Ivanhoe”. Pela sua interpretação em “A Malvada”, ganhou o Oscar de Melhor Actor coadjuvante de 1950. 
Casado e divorciado quatro vezes, casou-se com duas famosas irmãs do cinema: Zsa Zsa Gabor e Magda Gabor. 
Sanders suicidou-se num hotel de praia em Espanha e deixou duas cartas. Numa delas, escreveu a seguinte frase: «Querido mundo, já vivi bastante e seria absurdo continuar. Deixo-vos com as vossas brigas idiotas. Coragem!». Tinha quase 66 anos. Tornara-se alcoólico e sofreria de uma doença grave.
Na série “Batman”, interpretou Mister Freeze (Senhor Gelo), em dois episódios: “Instant Freeze” (1966) e “Rats Like Cheese” (1966).

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...