quarta-feira, 8 de abril de 2020

8 DE ABRIL - VIVIENNE WESTWOOD


EFEMÉRIDE - Vivienne Westwood, de seu nome original Vivienne Isabel Swire, estilista britânica, nasceu em Tintwistle no dia 8 de Abril de 1941
Aos 17 anos, mudou-se para Londres. Deu aulas de inglês e casou-se, com o seu primeiro marido, Derek Westwood (do qual guardou sempre o apelido) com quem teve um filho. Estudou Moda, pouco tempo, na Faculdade de Arte de Harrow, mas não acreditava que uma pessoa como ela pudesse viver no mundo da arte. 
Influenciada pelo clima rebelde da década de 1960, decidiu divorciar-se, conheceu o seu futuro sócio, Malcolm McLaren, e casou-se com ele, tendo outro filho. 
A relação profissional entre Vivienne e Malcolm fez com que, em 1971, inspirados pelo rock original dos anos 1950, abrissem a sua primeira loja, “Let it Rock”. A partir daqui, a estilista começou a criar roupas visando o público marginalizado das periferias de Londres. Devido a uma série de polémicas e problemas com a justiça, mudaram o nome da loja várias vezes, sendo o último e mais conhecido, o “Sex”. Na mesma época, o seu marido era produtor da banda Sex Pistols, uma das primeiras grandes bandas punks existentes. Como Vivienne vestia aquela banda, entre outras, ficou conhecida como “estilista-punk”, título que lhe é atribuído até hoje. 
Com o passar dos anos, o movimento foi perdendo força e, com ele, a sua moda. 
Em meados da década de 1980, Vivienne divorciou-se novamente e mudou-se para Itália, passando a dar aulas na Academia de Artes Aplicadas, onde conheceu o seu actual marido, Marc Andréas. 
Em 1981, Vivienne criara a sua primeira colecção, “Pirates”, apresentando looks inspirados nos século XVII e XVIII, algo mais romântico e com um olhar histórico.
No ano seguinte, desfilou em Paris que, desde Mary Quant, não apresentava desfiles de ingleses. Terminado o seu casamento com Malcolm McLaren e com os seus horizontes expandidos, passou a criar roupas ligadas à história da moda e do mundo, com muito exagero e cores gritantes. O seu nome aparecia cada vez mais forte no mundo da moda. 
Em 1987, fez a sua primeira colecção para o público masculino, mostrando muito erotismo. Nos anos seguintes, continuou a causar polémicas, como - em 1994 - em que os ‘bumbuns’ das modelos ficavam expostos na passarela. 
Nunca perdeu a sua identidade e sempre se mostrou atenta aos acontecimentos do mundo, lançando roupas inusitadas, como uma camiseta com a frase «Não sou terrorista, por favor, não me prenda», feita em edição limitada, protestando contra as duvidosas leis antiterroristas adoptadas pelo governo inglês depois dos ataques em Londres, no ano de 2005. 
Vivienne é o centro da moda inglesa há 34 anos, influenciando gostos, pessoas e atitudes. O seu sucesso proporcionou uma retrospectiva no Museu Victoria & Albert de Londres, exibindo 150 peças e passagens significativas da sua vida e carreira. Foi apontada no livro “Chic Savages” como um dos seis melhores estilistas do mundo e como Estilista do Ano por duas vezes. Aos 64 anos, recebeu o título de Lady concedido pela rainha Elizabeth II.
Vivienne Westwood orgulha-se de nunca ter utilizado peles verdadeiras de animais nas suas criações. Em 2012, apoiou publicamente a Greenpeace na sua campanha “Salvem o Árctico”. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...