segunda-feira, 13 de abril de 2020

13 DE ABRIL - JEAN-JACQUES FAVIER


EFEMÉRIDE - Jean-Jacques Favier, engenheiro, físico e astronauta francês, nasceu em Kehln, na Alemanha, em 13 de Abril de 1949
Formado e doutorado em Engenharia Metalurgia e Física, foi qualificado como especialista de carga útil pela Agência Espacial Francesa (CNES), sendo um dos principais investigadores de mais de dez experiências científicas espaciais, em colaboração com a ESA, a NASA e a Agência Espacial Russa.
Favier foi ao espaço em Junho de 1996, na STS-78 Columbia, uma missão de dezasseis dias e 21 horas, para experiências de apoio a vida e microgravidade com o Spacelab. A missão incluiu estudos patrocinados por dez nações e cinco agências espaciais e foi a primeira a combinar experiências completas sobre a microgravidade, com uma investigação compreensível da ciência da vida no espaço, servindo como modelo para futuros estudos que seriam realizados na Estação Espacial Internacional.
Em Setembro de 2010, Jean-Jacques Favier esteve nos Açores, como embaixador do projecto de desenvolvimento durável - “The Elémen’Terre Project”.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...