terça-feira, 14 de abril de 2020

14 DE ABRIL - PÉTER ESTERHÁZI


EFEMÉRIDE - Péter Esterházy, escritor húngaro, nasceu em Budapeste no dia 14 de Abril de 1950. Morreu na mesma cidade em 14 de Julho de 2016. 
É um dos mais conhecidos escritores contemporâneos da Hungria e da Europa Central. Ele tem sido chamado «um protagonista da literatura húngara do século XX» e os seus livros são considerados como contribuições significativas para a literatura do pós-guerra. 
O seu avô paterno foi primeiro-ministro da Hungria em 1917. Um dos seus antepassados ​​foi também primeiro-ministro, de 1931 a 1932.  Péter tinha três irmãos mais novos, incluindo o ex-jogador de futebol Márton Esterházy. 
Formado em Matemática pela Universidade Eötvös Loránd (1969/1974), começou a escrever na década de 1970. Ele é talvez mais conhecido, fora do seu país natal, pela obra “Harmonia Caelestis” (2001), que narra a ascensão épica dos seus antepassados ​​durante o Império austro-húngaro e a sua desapropriação sob o comunismo. 
Em 2005, com o título “Revu et corrige, publicou uma nova versão de “Harmonia Caelestis”, ao descobrir que o seu pai era um informador da polícia secreta durante a era comunista. 
Muitas das suas outras obras também lidam com a experiência de viver sob um regime comunista e num país pós-comunista. Ele escreveu num estilo que pode ser caracterizado como pós-modernismo
As suas obras foram publicadas em mais de 20 idiomas. Foi premiado com várias distinções literárias na Hungria, incluindo o prestigiado Prémio Kossuth em 1996, além de receber prémios e condecorações internacionais da França, Áustria, Alemanha, Eslovénia e Polónia. 
Em Outubro de 2015, foi tornado público que ele sofria de um cancro no pâncreas, que o levaria à morte no ano seguinte. 
«É difícil imaginar a literatura húngara, assim como a vida pública, sem Péter Esterházy, porque ele foi um actor principal de ambas» - declarou o seu editor à Agência France Presse, após o seu falecimento.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...