EFEMÉRIDE - Ari
Pieti Uolevi Vatanen, ex-piloto finlandês de ralis e concorrente no Paris
Dakar, nasceu em Tuupovaara, no dia 27 de Abril de 1952.
Começou nos ralis em 1970 e
estreou-se no WRC em 1974. Foi Campeão de ralis da Grã-Bretanha,
em 1976 e 1978.
Desde 1977, passara a ser uma
presença assídua em provas do WRC, ao volante de um Ford Escort RS
1800.
Em 1979, assinou pela Rothmans
Rally Team. Em 1980, conseguiu a primeira vitória no WRC, ao volante
do RS 1800, durante o Rali da Grécia e, no ano seguinte, tornou-se
Campeão do Mundo de Ralis.
Destaque para o seu co-piloto de
1979 a 1980, David Richards, que se viria a tornar patrão da Prodrive,
um dos homens mais importantes do automobilismo mundial.
Em 1982, Vatanen não defendeu o
seu título, competindo apenas em 3 provas do Campeonato do Mundo de Ralis.
Já em 1984, assinou contrato para guiar um Peugeot 205 T16 da equipa de
fábrica da Peugeot. Na apresentação do carro francês, com 520 cv,
Vatanen disse, «este carro é muito para mim». Talvez o tenha dito por
ter consciência da monstruosidade daquela viatura, algo que nem todos
perceberam de imediato.
Do Rali da Finlândia de
1984 até ao Rali da Suécia do ano seguinte, Vatanen conseguiu um total
de 5 vitórias em provas do WRC. Em 1985, durante um rali da Argentina,
sofreu um aparatoso acidente com o 205. Esteve entre a vida e a morte e
só um ano e meio depois voltou ao desporto motorizado, infelizmente fora do WRC.
Passou a disputar o Paris-Dakar,
conseguindo ganhar com a Peugeot, em 1987, 1989 e 1990, e com a Citroen
em 1991. Também fora dos ralis, obteve sucesso no Pikes Peak International
Hillclimb, que chegou a vencer com o Peugeot 405 T16, baseado no 205
T16.
O filme “Climb Dance”, em
que Vatanen mostra a todo o mundo como se conduz um carro de ralis, é um
importante marco na sua carreira. Continuou a fazer alguns ralis. Fez 4 no WRC
pela Mitsubishi Ralliart Europa em 1989 e outros 5 em 1990. O seu melhor
resultado com o Mitsubishi Galant VR-4 foi um segundo lugar no Rali
dos 1000 Lagos 1990.
Em 1992 e 1993, correu pela Subaru
em 11 provas, fazendo segundos lugares por 3 vezes. Guiou ainda o Ford
Escort WRC, conseguindo um notável pódio no Rali da Argentina 1994 e
no Rali Safari 1998.
Em 1993, comprou uma quinta e uma
vinha em França, onde fixou residência. Desenvolveu então um interesse pela política
e, em 1999, foi eleito para o Parlamento Europeu, conseguindo a reeleição
em 2004, enão em representação da França.
A sua fome de ralis não terminou
e fez o Dakar em 2003 pela Nissan, terminando em sétimo lugar.
Nesse mesmo ano, fez o Rali da Finlândia com um 206 WRC da Bozian
Racing, terminando no 11º posto. Em 2004 e 2005, voltou ao Dakar com
a Nissan e, em 2007, com a Volkswagen.
A sua biografia, “Every Second
Counts”, foi publicada em 1988 e rapidamente se tornou um bestseller.
Sem comentários:
Enviar um comentário