segunda-feira, 27 de abril de 2020

27 DE ABRIL - ARI VATANEN


EFEMÉRIDE - Ari Pieti Uolevi Vatanen, ex-piloto finlandês de ralis e concorrente no Paris Dakar, nasceu em Tuupovaara, no dia 27 de Abril de 1952.
Começou nos ralis em 1970 e estreou-se no WRC em 1974. Foi Campeão de ralis da Grã-Bretanha, em 1976 e 1978.  
Desde 1977, passara a ser uma presença assídua em provas do WRC, ao volante de um Ford Escort RS 1800
Em 1979, assinou pela Rothmans Rally Team. Em 1980, conseguiu a primeira vitória no WRC, ao volante do RS 1800, durante o Rali da Grécia e, no ano seguinte, tornou-se Campeão do Mundo de Ralis
Destaque para o seu co-piloto de 1979 a 1980, David Richards, que se viria a tornar patrão da Prodrive, um dos homens mais importantes do automobilismo mundial.
Em 1982, Vatanen não defendeu o seu título, competindo apenas em 3 provas do Campeonato do Mundo de Ralis. Já em 1984, assinou contrato para guiar um Peugeot 205 T16 da equipa de fábrica da Peugeot. Na apresentação do carro francês, com 520 cv, Vatanen disse, «este carro é muito para mim». Talvez o tenha dito por ter consciência da monstruosidade daquela viatura, algo que nem todos perceberam de imediato. 
Do Rali da Finlândia de 1984 até ao Rali da Suécia do ano seguinte, Vatanen conseguiu um total de 5 vitórias em provas do WRC. Em 1985, durante um rali da Argentina, sofreu um aparatoso acidente com o 205. Esteve entre a vida e a morte e só um ano e meio depois voltou ao desporto motorizado, infelizmente fora do WRC
Passou a disputar o Paris-Dakar, conseguindo ganhar com a Peugeot, em 1987, 1989 e 1990, e com a Citroen em 1991. Também fora dos ralis, obteve sucesso no Pikes Peak International Hillclimb, que chegou a vencer com o Peugeot 405 T16, baseado no 205 T16
O filme “Climb Dance”, em que Vatanen mostra a todo o mundo como se conduz um carro de ralis, é um importante marco na sua carreira. Continuou a fazer alguns ralis. Fez 4 no WRC pela Mitsubishi Ralliart Europa em 1989 e outros 5 em 1990. O seu melhor resultado com o Mitsubishi Galant VR-4 foi um segundo lugar no Rali dos 1000 Lagos 1990. 
Em 1992 e 1993, correu pela Subaru em 11 provas, fazendo segundos lugares por 3 vezes. Guiou ainda o Ford Escort WRC, conseguindo um notável pódio no Rali da Argentina 1994 e no Rali Safari 1998. 
Em 1993, comprou uma quinta e uma vinha em França, onde fixou residência. Desenvolveu então um interesse pela política e, em 1999, foi eleito para o Parlamento Europeu, conseguindo a reeleição em 2004, enão em representação da França. 
A sua fome de ralis não terminou e fez o Dakar em 2003 pela Nissan, terminando em sétimo lugar. Nesse mesmo ano, fez o Rali da Finlândia com um 206 WRC da Bozian Racing, terminando no 11º posto. Em 2004 e 2005, voltou ao Dakar com a Nissan e, em 2007, com a Volkswagen.
A sua biografia, “Every Second Counts”, foi publicada em 1988 e rapidamente se tornou um bestseller.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...