sábado, 4 de abril de 2020

4 DE ABRIL - "TORRESMO"


EFEMÉRIDE - Torresmo, de seu verdadeiro nome Brasil José Carlos Queirolo, palhaço e actor brasileiro, nasceu em Espírito Santo do Pinhal no dia 4 de Abril de 1918. Morreu em São Paulo, em 19 de Agosto de 1996. 
Torresmo nasceu no circo de seus pais e tios, o Circo Irmãos Queirolo, que excursionava pelo interior de São Paulo. O pai, José Carlos Queirolo (conhecido como palhaço Chicharrão - do espanhol Chicharrón, “Torresmo”), era uruguaio e a mãe, Graciana Cassano Queirolo, actriz, era argentina. 
Na infância, era conhecido por “Chicharrãozinho”. Estudou no Colégio Caetano de Campos e no Colégio Ipiranga. Viajou com o circo por todo o Brasil e alguns outros países. Foi também cantor de tangos e tocava saxofone e violino.
Em 1943, a família mudou-se para o Rio de Janeiro e Torresmo foi trabalhar no Teatro Recreio, a convite de Jardel Jercolis. No ano seguinte, voltou a São Paulo e, em Ibirarema, casou-se com Otília Piedade, com quem viveria toda a vida. Desse casamento, vieram os filhos Gladismary e Brasil José Carlos, o futuro palhaço Pururuca. Nesse período, até 1949, trabalhou em rádios de Adamantina e Lucélia. 
Depois, foi trabalhar no Circo Alcebíades, do pai do amigo Fuzarca, com quem fez uma dupla cómica. 
Em 1950, Torresmo passou a morar no bairro do Mandaqui, na cidade de São Paulo. Era a época do início da televisão no Brasil e Torresmo acreditou no seu sucesso. Apresentou-se no programa de Luiz Gonzaga, no Cine-Teatro Odeon, e o seu talento foi reconhecido por um produtor da TV Tupi: Humberto Simões, na época famoso como ventríloquo, que o apresentou ao director, Cassiano Gabus Mendes. 
A sua estreia na televisão foi no Dia da Criança (12 de Outubro) de 1950. Desde então, não saiu mais da TV e trabalhou em programas infantis de todos os canais da época. 
Em 1964, tendo morrido o seu parceiro, Albano (Fuzarca), passou a apresentar-se com o seu filho Pururuca, então com apenas 15 anos. 
O programa “O Grande Circo”, com Pururuca e mais os palhaços Chupeta, Chupetinha, Pimentinha e outros, foi transmitido de 1973 a 1982, na TV Bandeirantes
Em 1983, retirou-se para tratamento da saúde, em Mairiporã, e Pururuca passou a cuidar do seu restaurante, na Serra da Cantareira. 
Em 1987, Torresmo voltou à TV e passou a apresentar o “Programa Bombril”, ainda da TV Bandeirantes. Torresmo trabalhou na televisão durante 30 anos, período em que gravou 80 discos infantis. 
Torresmo foi condecorado com a Medalha Anchieta e recebeu o diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo, conferido pela câmara dos vereadores. Em 1982, recebera o título de Pinhalense Emérito, da Câmara Municipal de Espírito Santo de Pinhal. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...