segunda-feira, 20 de abril de 2020

20 DE ABRIL - HAROLD LLOYD


EFEMÉRIDE - Harold Clayton Lloyd, actor, guionista, realizador e produtor de cinema norte-americano, nasceu no Nebraska em 20 de Abril de 1893. Morreu em Beverly Hills no dia 8 de Março de 1971.
Estudou na East High School, em Denver e em San Diego, e fez um estágio teatral na Escola de Arte Dramática de San Diego.  
Iniciou a sua carreira no cinema em 1913, como figurante dos filmes da Companhia Edison. Em Hollywood, encontrou o realizador Hal Roach. Juntos, criaram o personagem de óculos e sempre optimista, que daria a celebridade a Lloyd. Apareceu em muitas curtas e longas-metragens.
Em 1919, quando da rodagem de um filme, perde dois dedos na explosão de uma bomba que todos julgavam não ser verdadeira. Isso obrigou-o a usar uma luva nos filmes ulteriores. 
A partir de 1924, Lloyd e Roach cessaram o seu partenariado. Harold criou então a empresa Harold Lloyd Film Corporation e tornou-se produtor independente dos seus próprios filmes, alguns de grande sucesso.  O seu primeiro filme falado foi “Welcome Danger” (1929), filme que atraiu multidões curiosas de, finalmente, ouvirem a sua voz. 
A sua popularidade, porém, declinou nos anos 1930. Lloyd acabou por vender os seus estúdios, antes de se aposentar em 1947. Tornou-se animador de rádio e fotógrafo, dedicando-se simultaneamente a actividades caritativas. 
Para a posteridade, ficou um tipo cómico de grande sucesso na era do cinema mudo americano. Fez 214 filmes durante a sua carreira, a grande maioria na era do cinema mudo, sendo considerado, junto com Charles Chaplin e Buster Keaton, um dos maiores comediantes da época. No começo dos anos 1960, ainda dirigiu sem créditos um filme que era uma compilação de cenas dos seus antigos filmes. 
Era casado com Mildred Davis, com quem teve três filhos. Faleceu vítima de cancro na próstata, aos 77 anos.
Harold Lloyd recebeu um Oscar honorífico em 1953. Tem duas estrelas no famoso Passeio da Fama em Hollywood. Em 1994, foi homenageado co um selo com a sua efígie. 

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...